A VOZ DE UMA CRIANÇA AUTISTA QUE EMERGE DA ARTE E DA TECNOLOGIA: RELATO DE CASO

Authors

  • Ana Paula Silva Andrade Jorge
  • Fabrízia Miranda de Alvarenga Dias
  • Verônica Devens Costa
  • Bianka Pires André
  • Daniele Fernandes Rodrigues

Abstract

Este trabalho teve como objetivo verificar de que forma a Arte, por meio de desenhos construídos com auxílio do tablet, pode auxiliar na comunicação e aprendizado de uma criança autista não verbal, após implementação de intervenções baseadas nessa proposta. O objeto de estudo é uma criança de 7 anos, diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista, nível moderado, não verbal, em processo de alfabetização. Utilizou-se como metodologia atividades baseadas em imagens da vida diária dessa criança, para observação e construção da rotina da mesma, fazendo-se uma análise comparativa do quadro inicial do sujeito em relação ao atual. Os dados analisados sugerem que o uso da arte, pode favorecer uma melhor performance de comunicação do indivíduo em estudo, havendo melhoria no desempenho escolar e das suas habilidades sociais. A temática promove a ressignificação da arte utlizando instrumentos tecnológicos no processo de aprendizagem de uma criança com TEA, visando obter resultados positivos no âmbito da comunicação verbal, contribuindo para a sua autonomia, expressividade e qualidade de vida.

Published

2019-12-19

Issue

Section

Recursos Tecnológicos para Análise de Aprendizagem