OS SABERES DO PROFESSOR DE MATEMÁTICA NA UTILIZAÇÃO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS EM UM ENSINO HÍBRIDO
Abstract
As tecnologias digitais estão cada vez mais presentes nos ambientes coletivos, incluindo o espaço escolar. A facilidade ao acesso às informações e a diversidade de materiais que vêm sendo produzidos e disponibilizados para esses meios, trazem novas possibilidades para o ensino e para a aprendizagem da Matemática na Educação Básica. Diante disso, o objetivo desta pesquisa, é analisar e discutir a formação dos professores para a utilização das tecnologias digitais no ensino de Matemática. Com uma abordagem qualitativa queremos, por meio de uma análise bibliográfica, levantar dados sobre a constituição dos saberes docentes, e argumentar a necessidade da interseção desses saberes com o saber tecnológico. O saber tecnológico está relacionado ao saber informático e ao saber didático informático, para a utilização e inserção dos recursos tecnológicos no ambiente escolar. O saber tecnológico e a interseção dele com os outros saberes docentes são fundamentais para a formação do docente. Para isso, dividimos a metodologia deste estudo em três fases distintas que foram: a pesquisa bibliográfica sobre a formação docente e a construção do saber tecnológico; a análise dos dados observados e a identificação das relações entre os saberes. Foi possível constatar que os saberes docentes, se constituem com auxílio das tecnologias disponíveis, e devem ser atualizados de acordo com os artefatos digitais que se tem a disposição. Com as possibilidades que as TD oferecem, sob a luz do ensino hibrido, a formação do professor de matemática, deve favorecer a construção do saber tecnológico do docente para que a utilização desses recursos e desta metodologia de ensino.