AS INTERAÇÕES DE LICENCIANDOS EM ENSINO DE CIÊNCIAS E COMPUTAÇÃO NO AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM: ELEMENTOS INFLUENCIADORES E DETERMINANTES

Authors

  • Katia Cilene Silva
  • Rosângela Gonçalves dos Santos
  • Ana karine das Chagas Vieira
  • Michela Melo da Silva

Abstract

O presente artigo relata a experiência de oferta da disciplina de Introdução à Educação a Distância, concomitantemente, para 4 turmas das Licenciaturas em Computação, Física, Matemática e Química ofertadas na modalidade a distância, por uma universidade federal do semiárido potiguar, componente do Sistema Universidade Aberta do Brasil. Através de uma imersão etnográfica para realizar observações das interações dos licenciandos dos quatro cursos com os recursos do ambiente virtual de aprendizagem Moodle, durante o primeiro semestre de vinculação dos alunos aos seus respectivos cursos, buscou-se identificar quais aspectos influenciam tais interações, bem como em que medida essa influência acontece. As categorias de análise foram criadas a priori a partir da literatura de referência da área. Foram observados aspectos como a qualificação do tutor (formação, experiência profissional e experiência específica em EaD), a qualificação prévia dos alunos (primeira graduação, quais cursos fizeram antes, tempo desde que concluíram o ensino médio), o uso das ferramentas (webconferência, vídeo aulas, fóruns, livros didáticos, envio de tarefas, guia da disciplina, etc), a categorização dos tipos de evasão correlacionando-os com o desempenho obtido pelos alunos ao final da disciplina. Posteriormente, foram correlacionados os dados das variáveis observadas para os quatro cursos de licenciatura, buscando verificar se e como a área do curso influencia nos tipos de interações dos alunos. Como resultados importantes pode-se citar o diagnóstico do uso das ferramentas pelos licenciandos, considerando dificuldades técnicas, desinteresse em usar, dificuldades com o conteúdo e com a compreensão/interpretação de texto e enunciados, bem como a qualificação das interações identificando possíveis motivos para cada um deles ocorrer, dado a influência da área do curso e dos demais aspectos observados. Considera-se, então, que o tema do qual trata o presente artigo é contemporâneo e de relevância para área de educação a distância, pois pode ser utilizado com ponto de partida para um replanejamento da prática pedagógica do professor, tanto no que se refere aos recursos utilizados no ambiente virtual de aprendizagem, quanto a abordagem proposta para utilização destes

Published

2018-11-12