RECURSOS DAS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO QUE PROFESSORES DE MATEMÁTICA UTILIZAM EM SUAS ATIVIDADES DOCENTES
Abstract
As tecnologias estão cada vez mais presentes na vida e no cotidiano das pessoas. No contexto educacional, as TIC (Tecnologias de Informação e Comunicação) estão ganhando espaço, pois possuem inúmeros recursos que podem ser utilizados pelos professores em suas aulas para despertar o interesse dos estudantes e auxiliar na compreensão dos conceitos. Dentre os recursos das TIC que podem ser utilizados pelos professores em suas aulas, temos: vídeos, jogos digitais, animações computacionais, áudio, simulações computacionais, hipertexto, softwares computacionais, hipermídia, dentre outros. Cabe ao professor conhecer esses recursos e suas linguagens para que possa escolher o que é mais adequado para auxiliar no processo de ensino e aprendizagem de determinado conceito. Segundo Caldas, Nobre e Gava (2011) a educação tem evoluído principalmente com a utilização adequada das TIC, pois estas viabilizam formas alternativas de aprendizagem. Nessa perspectiva, desenvolvemos uma pesquisa que teve por objetivo investigar quais recursos das TIC são mais utilizados por professores de Matemática nos diferentes níveis de ensino (Ensino Fundamental, Médio e Superior). A pesquisa contou com 74 participantes. Ao aceitar participar da pesquisa, os professores responderam um questionário on-line composto de 25 questões de múltipla escolha sobre o uso das TIC no Ensino de Matemática. Para compor esse artigo selecionamos as respostas dos questionários de 42 participantes, pois eram Licenciados em Matemática, e atuam em sala de aula no ensino de Matemática, atendendo dessa forma o público desejado para responder ao objetivo da pesquisa. Os resultados da pesquisa mostram que a maioria dos participantes utilizam os recursos das TIC em suas atividades docentes. Os recursos mais utilizados foram os softwares e os vídeos. Também foi possível perceber que os professores costumam utilizar as TIC como atividade de demonstração e exploração. Quanto aos conteúdos em que os professores utilizam as TIC, percebeu-se maior ênfase em funções e geometria. A análise dos dados possibilitou concluir que os participantes procuram diversificar suas aulas utilizando diferentes recursos, para despertar o interesse dos estudantes e principalmente auxiliar na compreensão dos conceitos.Downloads
Published
2018-11-12
Issue
Section
Artigos (temáticas livres)