O resumo no contexto escolar como ferramenta para a prática da produção escrita

Autores

  • Jaqueline Elize Pereira Lima Secretaria da Educação do Estado do Paraná
  • Marilúcia dos Santos Domingos Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo investigar o desenvolvimento das capacidades de linguagem de alunos do 8º aluno do Ensino Fundamental – Anos Finais, para a produção de resumo escolar, ao participarem da implementação de uma Sequência Didática de Gêneros (SDG). Para a elaboração da referida sequência e análise dos dados apoiamo-nos nos preceitos teórico-metodológicos do Interacionismo Sociodiscursivo. De forma mais específica, foram selecionados alguns elementos constitutivos do gênero, como categoria de análise das primeiras produções e das produções finais dos discentes. Os resultados das análises demonstram que nas primeiras produções dos nove alunos participantes, a maioria deles não tinha domínio das nove características do gênero tomadas como categoria de investigação, isto é, um percentual bem pequeno já tinha capacidades de linguagem para a produção do resumo escolar. Porém, após a implementação da SDG, tendo transformado as referidas características em conteúdo de ensino, nas diversas oficinas e suas atividades, oito discentes passaram a dominar os nove elementos em questão, e um deles avançou para um domínio parcial.

Palavras-chave: Resumo escolar; Produção de texto; Capacidades de linguagem.

Biografia do Autor

Jaqueline Elize Pereira Lima, Secretaria da Educação do Estado do Paraná

Mestra em Letras pela Universidade Estadual do Norte do Paraná (UEPR), com apoio da bolsa CAPES. Professora de Língua Portuguesa e Língua Inglesa efetiva da Secretaria de Educação do Estado do Paraná

Marilúcia dos Santos Domingos, Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP)

Doutora em Estudos da Linguagem pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Professora da Universidade Estadual do Norte do Paraná (UENP), onde atua como Professora Permante do Mestrado Profissional em Letras da (PROFLETRAS/UENP) e do Mestrado Profissional em Ensino (PPGEN/UENP).

Referências

BARROS, Eliana Merlin Deganutti de; STRIQUER, Marilúcia dos Santos Domingos; GONÇALVES, Adair Vieira; A sequência didática de gêneros como ferramenta de desenvolvimento de letramentos múltiplos In: NASCIMENTO, Elvira Lopes; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes; LOUSADA, Eliane (Orgs.). Gêneros de texto/discurso: novas práticas e desafios. Campinas: Pontes, 2019. p. 325-348.

BARROS, Eliane Merlin Deganutti de; STRIQUER, Marilúcia dos Santos Domingos. Metodologia da sequência didática de gêneros como mediadora de letramentos múltiplos no contexto do Profletras: nossos encaminhamentos... nossas adaptações.... In: VICENTE, Renata Barbosa; DEFENDI, Cristina Lopomo (Orgs.). Estudos de linguagem em perspectiva: caminhos da interculturalidade. Recife: UFRPE, 2020. p. 1418-1425.

BRONCKART, Jean-Paul. Atividade de linguagem, discurso e desenvolvimento humano. Tradução de Anna Rachel Machado e Maria de Lourdes Meirelles Matencio. 2. ed. Campinas: Mercado das Letras, 2009.

COSTA, Sérgio Roberto. Dicionário de gêneros textuais. São Paulo: Grupo Autêntica, 2008.

CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes. Modelos didáticos de gênero: uma abordagem para o ensino de língua estrangeira. Curitiba: Reimpressão, 2012.

DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michèle; SCHNEUWLY, Bernard. Sequências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim (Colab.). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2011.

MACHADO, Anna Rachel; LOUSADA, Eliane; ABREU-TARDELLI, Lília Santos. O resumo escolar: uma proposta de ensino do gênero. SIGNUM, Londrina, n. 8, p. 89-101, jun. 2005.

MAIA, Valéria de Fátima Roncon. O gênero “reportagem de divulgação científica” como objeto unificador do processo de ensino-aprendizagem da língua portuguesa numa perspectiva interacionista sociodiscursiva. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) – Universidade Estadual do Norte do Paraná, Cornélio Procópio, 2016.

MATENCIO, Maria de Lourdes Meirelles. Atividades de (re)textualização em práticas acadêmicas: um estudo do resumo. SCRIPTA, Belo Horizonte, v. 6, n. 11, p. 109-122, 2002.

SALETE, Maria. Gênero(s) resumo na perspectiva bakhtiniana. In: ENCONTRO CELSUL – CÍRCULO DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS DO SUL, 6, 2000, Florianópolis. Anais [...] Florianópolis: UDESC, 2000.

SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Os gêneros escolares – das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim (Colab.). Gêneros orais e escritos na escola. Tradução e organização de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas: Mercado de Letras, 2011.

STRIQUER, Marilúcia dos Santos Domingos. As bases epistemológicas do Interacionismo Sociodiscursivo sobre gêneros textuais. Intersecções, Jundiaí, v. 8, p. 102-117, 2015.

Downloads

Publicado

2025-12-05

Como Citar

Pereira Lima, J. E., & dos Santos Domingos, M. (2025). O resumo no contexto escolar como ferramenta para a prática da produção escrita. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, 14(1), 397–415. Recuperado de https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3982

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)