Interdisciplinaridade e complexidade no ensino de língua inglesa na Amazônia
desafios e impactos
Resumo
Este artigo analisa os desafios e impactos da interdisciplinaridade no ensino de língua inglesa na região amazônica, destacando a formação docente, as barreiras institucionais e os efeitos educacionais. Com base em uma abordagem qualitativa, foram analisadas as respostas de 16 professores de Belém (Pará - Brasil), revelando lacunas na formação inicial e continuada, dificuldades relacionadas à carga horária, apoio institucional e infraestrutura. Observou-se que práticas interdisciplinares bem-sucedidas aumentam o engajamento discente, promovem a consciência social e integram saberes locais ao ensino de línguas. Fundamentado em Morin (complexidade), Freire (educação crítica) e Coyle (CLIL), o estudo propõe a adoção de abordagens curriculares integradoras e contextualizadas como caminhos para superar a fragmentação disciplinar e valorizar a diversidade amazônica. Conclui-se que a interdisciplinaridade, se situada nas realidades locais, pode transformar o ensino de inglês em uma prática emancipatória e de fortalecimento identitário.
Palavras-chave: Interdisciplinaridade; Ensino de língua inglesa; Amazônia Paraense; Formação docente; Complexidade.
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