Intervenção pedagógica interdisciplinar

uma proposta aplicada na interface entre as áreas de linguagem e ciências humanas

Autores

Resumo

Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica construída a partir da análise das deficiências apresentadas nas avaliações externas propostas no primeiro e segundo trimestres de 2022 pelo estado de Minas Gerais. A partir da comparação destes resultados delimita-se o 7º e 8º anos do Ensino Fundamental como ponto focal para a atuação de intervenção, para então identificar quais as habilidades que se apresentaram com maiores carências proporcionais. Constatou-se uma relação entre as incompreensões de figuras de linguagem e outros recursos estilísticos, com a dificuldade em compreender sequência de argumentos e a lógica discursiva de um texto. Estas demarcações fundamentaram a atuação conjunta da área da Linguagem, capaz de trabalhar a estrutura do texto, com a de Ciências Humanas, fundamental para formar a criticidade, sem a qual é impossível extrair informações de um texto e comparar argumentos. A interdisciplinaridade proposta se guia pelas indicações do filósofo italiano Giorgio Agamben, que dispõe a importância de tornar inoperante os dispositivos, a fim de que se consiga relacionar com os argumentos como o artista se relaciona com a sua arte.

Palavras-chave: Intervenção pedagógica; Linguagem; Ciências Humanas.

Biografia do Autor

Mauro Rocha Baptista, Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG)

Doutor em Ciência da Religião pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Professor do Departamento de Ciências Humanas da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG/Barbacena) e de Ensino Religioso na Escola Estadual Adelaide Bias Fortes. Bolsista Professor-Orientador (BPO-PAPq/UEMG). -  

Referências

AGAMBEN, Giorgio. O homem sem conteúdo. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.

AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: Destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.

AGAMBEN, Giorgio. Bartleby, ou da contingência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.

AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf>. Acesso em: 09 fev. 2025.

FAVILLI, Elena; CAVALLO, Francesca. História de ninar para garotas rebeldes: Cem fábulas sobre mulheres extraordinárias. São Paulo: Vergara & Riba, 2017.

FAVILLI, Elena; CAVALLO, Francesca. História de ninar para garotas rebeldes 2. São Paulo: V&R, 2018.

MINAS GERAIS, Secretaria de Estado da Educação. SIMAVE - 2022. V.1. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação, CAED, 2022. Disponível em: , acesso em 05/12/2025.

MINAS GERAIS, Secretaria de Estado da Educação. RESOLUÇÃO SEE No 4.797, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2022. Disponível em: < Resolução SEE nº 4797/2022 (educacao.mg.gov.br)>, acesso em 05/12/2025.

MINAS GERAIS. Currículo Referência de Minas Gerais. Belo Horizonte: SEE/MG, 2018. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1ac2_Bg9oDsYet5WhxzMIreNtzy719UMz/view>. Acesso em: 03 abr. 2025.

Downloads

Publicado

2025-12-05

Como Citar

Rocha Baptista, M. (2025). Intervenção pedagógica interdisciplinar: uma proposta aplicada na interface entre as áreas de linguagem e ciências humanas. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, 14(1), 322–340. Recuperado de https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3900

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)