Intervenção pedagógica interdisciplinar
uma proposta aplicada na interface entre as áreas de linguagem e ciências humanas
Resumo
Este trabalho apresenta uma proposta de intervenção pedagógica construída a partir da análise das deficiências apresentadas nas avaliações externas propostas no primeiro e segundo trimestres de 2022 pelo estado de Minas Gerais. A partir da comparação destes resultados delimita-se o 7º e 8º anos do Ensino Fundamental como ponto focal para a atuação de intervenção, para então identificar quais as habilidades que se apresentaram com maiores carências proporcionais. Constatou-se uma relação entre as incompreensões de figuras de linguagem e outros recursos estilísticos, com a dificuldade em compreender sequência de argumentos e a lógica discursiva de um texto. Estas demarcações fundamentaram a atuação conjunta da área da Linguagem, capaz de trabalhar a estrutura do texto, com a de Ciências Humanas, fundamental para formar a criticidade, sem a qual é impossível extrair informações de um texto e comparar argumentos. A interdisciplinaridade proposta se guia pelas indicações do filósofo italiano Giorgio Agamben, que dispõe a importância de tornar inoperante os dispositivos, a fim de que se consiga relacionar com os argumentos como o artista se relaciona com a sua arte.
Palavras-chave: Intervenção pedagógica; Linguagem; Ciências Humanas.
Referências
AGAMBEN, Giorgio. O homem sem conteúdo. Belo Horizonte: Autêntica, 2012.
AGAMBEN, Giorgio. Infância e história: Destruição da experiência e origem da história. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2008.
AGAMBEN, Giorgio. Bartleby, ou da contingência. Belo Horizonte: Autêntica, 2015.
AGAMBEN, Giorgio. Profanações. São Paulo: Boitempo, 2007.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_20dez_site.pdf>. Acesso em: 09 fev. 2025.
FAVILLI, Elena; CAVALLO, Francesca. História de ninar para garotas rebeldes: Cem fábulas sobre mulheres extraordinárias. São Paulo: Vergara & Riba, 2017.
FAVILLI, Elena; CAVALLO, Francesca. História de ninar para garotas rebeldes 2. São Paulo: V&R, 2018.
MINAS GERAIS, Secretaria de Estado da Educação. SIMAVE - 2022. V.1. Juiz de Fora: Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação, CAED, 2022. Disponível em: , acesso em 05/12/2025.
MINAS GERAIS, Secretaria de Estado da Educação. RESOLUÇÃO SEE No 4.797, DE 25 DE NOVEMBRO DE 2022. Disponível em: < Resolução SEE nº 4797/2022 (educacao.mg.gov.br)>, acesso em 05/12/2025.
MINAS GERAIS. Currículo Referência de Minas Gerais. Belo Horizonte: SEE/MG, 2018. Disponível em: <https://drive.google.com/file/d/1ac2_Bg9oDsYet5WhxzMIreNtzy719UMz/view>. Acesso em: 03 abr. 2025.