Criatividade "a distância": aplicação de ferramentas criativas por meio de plataformas digitais

Autores

  • Ingrid Scherdien Universidade Feevale
  • Simone Rosa Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
  • Fabiano de Vargas Scherer Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Resumo

O artigo investiga o desenvolvimento da criatividade em ambientes educacionais, com ênfase em estratégias que potencializam o pensamento criativo em contextos de ensino online ou mediados por tecnologias digitais. A partir de uma revisão teórica sobre os fundamentos históricos, socioculturais e cognitivos da criatividade, o estudo analisa a aplicação prática de ferramentas como a Matriz Morfológica e os Verbos de Ação (SCAMPER/MESCRAI), adaptadas para um seminário remoto. A experiência pedagógica permitiu observar a emergência de diferentes tipos de pensamento, convergente, divergente, prático e criativo, ao longo do processo de resolução de problemas. Os resultados indicam que a proposição de estruturas abertas e metodologias ativas favorece a articulação entre pensamento estruturado e inventivo, promovendo um ambiente fértil para o exercício da criatividade como competência transversal no ensino superior.

Palavras-chave: Criatividade; Ensino online; Matriz morfológica; Verbos de ação.

Biografia do Autor

Ingrid Scherdien, Universidade Feevale

Doutora em Design e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grando do Sul (UFRGS). Professora na Universidade Feevale.

Simone Rosa, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutora em Design e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua como artista plástica.

Fabiano de Vargas Scherer, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Design e Tecnologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

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Publicado

2025-12-05

Como Citar

Scherdien, I., Rosa, S., & de Vargas Scherer, F. (2025). Criatividade "a distância": aplicação de ferramentas criativas por meio de plataformas digitais. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, 14(1), 122–143. Recuperado de https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3872

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)