Interdisciplinaridade no Ensino Fundamental

percepções sobre uma proposta de fisiologia humana e do exercício integradas

Autores

Resumo

Este estudo investiga o potencial da interdisciplinaridade para promover um ensino emancipatório, analisando intervenções entre Ciências e Educação Física no Ensino Fundamental. A pesquisa, de natureza qualitativa, utilizou a metodologia de investigação-ação e análise de conteúdo de diários de bordo de professores e alunos. Os resultados revelaram que a interdisciplinaridade, ao conectar conteúdos e realidades, estimula o protagonismo dos alunos e transcende os objetivos de aprendizagem tradicionais. A pesquisa destaca a importância da interdisciplinaridade como estratégia pedagógica para uma educação mais significativa e engajadora.

Palavras-chave: Autonomia docente; Educação Básica; Educação Física; Ensino Fundamental; Saberes do docente.

Biografia do Autor

Cláudia Elizandra Lemke, Universidade Federal da Fronteira Sul (UFFS)

Doutora em Educação nas Ciências. Professora de Educação Física na Educação Básica nos municípios de Santo Ângelo e Entre-Ijuís. 

Neusa Maria John Scheid, Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI)

Pós-Doutora pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (UNL, Lisboa/Portugal), com apoio da bolsa CAPES. Doutora em Educação Científica e Tecnológica pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). É professora tempo integral na Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões (URI) e Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Ensino Científico e Tecnológico na URI (PPGEnCT/URI).

Referências

ALARCÃO, I. Professores reflexivos em uma escola reflexiva. São Paulo: Cortez, 2011.

ANASTASIOU, L. das G. C.; ALVES, L. P. Processos de Ensinagem na Universidade: pressupostos para as estratégias de trabalho em aula. 9.ed. Joinville – SC: UNIVILLE, 2010.

AUGUSTO, T. G. S.; CALDEIRA, A. M.A. Dificuldades para a implantação de práticas interdisciplinares em escolas estaduais, apontadas por professores da área de ciências da natureza. Investigações em Ensino de Ciências. v.12, pp.139-154, 2007. Disponível em: https://www.if.ufrgs.br/cref/ojs/index.php/ienci/article/view/481. Acesso em: 06 de ago. 2024.

AVILA, L. B. de A. et al. A interdisciplinaridade na escola: dificuldades e desafios no ensino de ciências e matemática. Revista Signos. v. 38, n. 1, jul. 2017. ISSN 1983-0378. Disponível em: http://www.univates.br/revistas/index.php/signos/article/view/1176. Acesso em: 10 fev. 2024.

AZEVEDO, M. N. Ensinar ciências e pesquisa-ação: saberes docentes em elaboração. Jundiaí: Paco Editorial, 2013.

BARDIN, L. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

CHASSOT, Á. Das Disciplinas à indisciplina. Curitiba: Appris, 2016.

CUNHA, M. X. C.; SOUZA JÚNIOR, M. F. A utilização de projetos interdisciplinares no processo ensino-aprendizagem dos cursos técnicos e tecnológicos da área de informática do Cefet — AL. Connepi — I Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte/Nordeste de Educação Tecnológica. Natal: Setec/MEC, 2007.

DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A.; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: fundamentos e métodos. São Paulo: Cortez, 2002.

DEMO, P. Educação & conhecimento - relação necessária, insuficiente e controversa. Petrópolis: Vozes, 2001.

FAZENDA, I.C.A. Dicionário em construção: interdisciplinaridade. São Paulo: Cortez, 2001.

FAZENDA, I.C.A. Práticas interdisciplinares na escola. 13 ed. São Paulo: Cortez, 2013a.

FAZENDA, I.C.A. O que é interdisciplinaridade? 2 ed. São Paulo, Cortez: 2013b.

FRANÇA, O. A. V. Ação. In: FAZENDA, I.C.A.; GODOY, H.P. Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar, intervir. São Paulo: Cortez, 2014.

GALIAZZI, M. do C; MORAES, R. Educação pela pesquisa como modo, tempo e espaço de qualificação da formação de professores de ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 8, n. 2, p. 237-252, 2002. Disponível em: https://www.scielo.br/pdf/ciedu/v8n2/08.pdf. Acesso em: 10 fev. 2024.

KLEIMAN, Â. B.; MORAES; S. E. Leitura e interdisciplinaridade: tecendo redes nos projetos da escola. Campinas: Mercado das Letras,1999.

LÜCK, H. Pedagogia Interdisciplinar: fundamentos teóricos metodológicos. 18 ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013.

LÜDKE, M.; ANDRÉ, M. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Epu, 2011.

McKERNAN, J. Currículo e imaginação: teoria do processo, pedagogia e pesquisa-ação. Porto Alegre: Artmed, 2009.

MION, R. A. Investigação-ação educacional e formação de professores de Física: tecendo uma análise da própria prática. Educação e Tecnologia, Belo Horizonte, v. 14, n. 1, p. 49-59, 2009. Disponível em: https://periodicos.cefetmg.br/index.php/revista-et/article/view/212. Acesso em 03 de abr. 2025.

MORIN, E. Educação e complexidade: os sete saberes e outros ensaios. São Paulo: Cortez, 2002.

NOGUEIRA, N.R. Interdisciplinaridade Aplicada. São Paulo: Érica, 1998.

NÓVOA. A. Os professores e a sua formação. Lisboa, Dom Quixote, 2009.

PIMENTA, S. G. Saberes Pedagógicos e atividade docente. 8 ed., São Paulo: Cortez, 2012.

RANGHETTI, D. S.C. Conceito. In: FAZENDA, I.; GODOY, H. Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar, intervir. São Paulo: Cortez, 2014.

RIVAROSSA DE POLOP, A. El Área de Ciencias Naturales: Concepciones Epistemológicas y Diálogo Pedagógico. Cuartas Jornadas Nacionales de Enseñanza de La Biología Memorias. Córdoba: Asociación de Docentes de Ciencias Biológicas de la Argentina, 1999. p.46-59.

SANTOMÉ, J. Globalização e interdisciplinaridade: o currículo integrado. Porto Alegre: Artmed, 1998.

SILVA, A. Arte. In: FAZENDA, I.C.A.; GODOY, H. P. Interdisciplinaridade: pensar, pesquisar, intervir. São Paulo: Cortez, 2014.

ZABALZA, M. A. Diários de aula. Tradutores: José Augusto Pacheco e José Machado. Editora: Porto Editora. 1994.

Downloads

Publicado

2025-12-05

Como Citar

Lemke, C. E., & John Scheid, N. M. (2025). Interdisciplinaridade no Ensino Fundamental: percepções sobre uma proposta de fisiologia humana e do exercício integradas. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, 14(1), 193–210. Recuperado de https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3807

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)