Jovens olhares sobre a escola e a educação

miradas desde as juventudes periféricas de Viamão/RS

Autores

Resumo

O direito à educação, garantido por leis como o Estatuto da Juventude e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Brasileira, ainda enfrenta barreiras para sua efetiva realização. O objetivo deste artigo foi compreender como jovens de uma escola na periferia de Viamão/RS percebem seu espaço de escolarização e a importância atribuída à educação. Com uma abordagem qualitativa, a metodologia adotada baseou-se em pesquisa de campo, com sete observações; e na realização de dois grupos focais, com a participação de vinte jovens. A demanda de escuta das juventudes ficou evidente, refletindo no número de participantes, superior ao previsto. Observamos que, apesar das dificuldades enfrentadas, como professores desmotivados e baixa infraestrutura da escola, as juventudes investigadas atribuem grande importância à escola, educação e socialização, considerando-os como elementos fundamentais para a realização de projetos futuros, com qualidade de vida e boas oportunidades de trabalho.

Palavras-chave: Jovens; Juventudes; Escola; Ensino médio; Grupo focal.

Biografia do Autor

Victor Hugo Nedel Oliveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Pós-Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS) e em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutor em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). É Professor Adjunto e pesquisador do Departamento de Geografia e do Programa de Pós-Graduação em Geografia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Também é pesquisador do Programa Pesquisador Gaúcho (PqG/FAPERGS). É membro da Rede de Pesquisa em Juventude no Brasil (REDEJUVE). Atua como líder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Juventudes e Educação (GEPJUVE/UFRGS - CNPq). 

Raquel Amaro da Silveira Torres, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Mestranda em Geografia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Licenciada em Geografia pela UFRGS.

Referências

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

BRASIL. Lei nº 12.852, de 5 de agosto de 2013. Institui o Estatuto da Juventude e dispõe sobre os direitos dos jovens, os princípios e diretrizes das políticas públicas de juventude e o Sistema Nacional de Juventude - SINAJUVE. Brasília, 5 ago. 2013. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_Ato2011-2014/2013/Lei/L12852 Acesso em: 30 de jan. 2025.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n° 510, de 7 de abril de 2016. Disponível em: http://conselho.saude.gov.br/resolucoes/2016/Reso510.pdf. Acesso em: 30 de jan. 2025.

BUNGENSTAB, G. C. Quem são os jovens do ensino médio? Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.110445.

DAYRELL, J. A escola “faz” as juventudes? Reflexões em torno da socialização juvenil. Educação & Sociedade, Campinas, v. 28, n. 100, p. 1105-1128, 2007.

DAYRELL, J. T.; JESUS, R. E. de. Juventude, Ensino Médio e os Processos de Exclusão Escolar. Educação & Sociedade, Campinas, v. 37, n. 135, p. 407–423, maio 2016.

FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO. Juventudes Fora da Escola. Rio de Janeiro, 2024. Disponível em: https://fundacaorobertomarinho.org.br/ Acesso em: 30 de jan. 2025.

GIL, Antonio Carlos et al. Como elaborar projetos de pesquisa. São Paulo: Atlas, 2002.

GUTIÉRREZ BONILLA, M. L. Dossiê Juventudes e Educação – Prefácio: Um esforço a que não devemos renunciar: a educação para a liberdade de todos. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2021. DOI: 10.22456/2595-4377.112945.

MARGULIS, M.; URRESTI, M. La juventud es más que una palabra. In: ARIOVICH, L (Ed.). La juventud es más que una palabra: ensayos sobre cultura y juventud. Buenos Aires: Biblos, 1996. p. 13-30. 92

MINAYO, M. (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes, 2001.

OLIVEIRA, V. H. N. (Org.). Geografias das Juventudes. Porto Alegre: GEPJUVE, 2023

ORTIZ, I. R. G.; COLUSSI, L. A. da F. Os jovens entre a escola e o trabalho: tensões e contradições. Cadernos do Aplicação, Porto Alegre, v. 34, n. 1, 2021.

PAIS, J. M. Das regras do método, aos métodos desregrados. Tempo Social, São Paulo, v. 8, n. 1, p. 85–111, jan. 1996.

SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção. São Paulo: Hucitec, 1996.

SPOSITO, M. Juventude e Educação: Interações entre a Educação Escolar e a Educação Não-Formal. Educação e Realidade, Porto Alegre, 2008, p. 83-88.

SILVA, G.; OLIVEIRA, V.H.N. Quem são os jovens que vivenciam o “novo” Ensino Médio? Um estudo de caso em Porto Alegre/RS. Revista Educar Mais, v. 7, p. 915–930, 2023.

TOMAZETTI, E. M.; SCHLICKMANN, V. Escola, ensino médio e juventude: a massificação de um sistema e a busca de sentido. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 42, n. 2, p. 331–342, abr. 2016.

Downloads

Publicado

2025-12-05

Como Citar

Nedel Oliveira, V. H., & Amaro da Silveira Torres, R. (2025). Jovens olhares sobre a escola e a educação: miradas desde as juventudes periféricas de Viamão/RS. Redin - Revista Educacional Interdisciplinar, 14(1), 251–271. Recuperado de https://seer.faccat.br/index.php/redin/article/view/3744

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)