Pacto pela alfabetização, de quem?

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Resumo

A pesquisa analisa a implementação do Sistema de Ensino Estruturado (SEE) em uma rede pública da Grande Porto Alegre/RS, desde 2019, para a alfabetização. O objetivo principal é refletir sobre a proposta de ensino estruturado, abordando sua formação, execução e os resultados em uma escola da rede, e avaliar criticamente seus impactos no processo de ensino-aprendizagem das crianças de inclusão. A justificativa para o estudo reside na necessidade de avaliar como o modelo estruturado influencia a formação dos estudantes e para propor ajustes que garantam uma alfabetização inclusiva e efetiva. A metodologia qualitativa incluiu entrevistas com seis professores, que relataram a falta de flexibilidade e a inadequação do modelo às necessidades individuais dos alunos. A formação continuada foi percebida mais como um treinamento técnico do que como uma verdadeira formação. O estudo destaca a importância de uma abordagem educacional que valorize o contexto local e a autonomia dos professores, alinhada à pedagogia descolonial e a uma educação mais inclusiva e adaptada às realidades regionais.

Palavras-chave: Alfabetização; Sistema de ensino estruturado; Formação continuada; Pedagogia descolonial; Ensino padronizado.

Biografia do Autor

André Luciano Alves, Faculdades Integradas de Taquara (Faccat)

Doutor em Educação pela Universidade La Salle (UniLasalle). Professor das Faculdades Integradas de Taquara (Faccat).

Andrea da Silva Avanze, Universidade LaSalle (Unilasalle)

Doutora em Educação pela Universidade LaSalle (Unilasalle). Orientadora pedagógica na Educação Básica Municipal. Pesquisadora no Grupo de Pesquisa em Educação Intercultural (GPEI).

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Publicado

2024-11-26

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)