Pacto pela alfabetização, de quem?
Resumo
A pesquisa analisa a implementação do Sistema de Ensino Estruturado (SEE) em uma rede pública da Grande Porto Alegre/RS, desde 2019, para a alfabetização. O objetivo principal é refletir sobre a proposta de ensino estruturado, abordando sua formação, execução e os resultados em uma escola da rede, e avaliar criticamente seus impactos no processo de ensino-aprendizagem das crianças de inclusão. A justificativa para o estudo reside na necessidade de avaliar como o modelo estruturado influencia a formação dos estudantes e para propor ajustes que garantam uma alfabetização inclusiva e efetiva. A metodologia qualitativa incluiu entrevistas com seis professores, que relataram a falta de flexibilidade e a inadequação do modelo às necessidades individuais dos alunos. A formação continuada foi percebida mais como um treinamento técnico do que como uma verdadeira formação. O estudo destaca a importância de uma abordagem educacional que valorize o contexto local e a autonomia dos professores, alinhada à pedagogia descolonial e a uma educação mais inclusiva e adaptada às realidades regionais.
Palavras-chave: Alfabetização; Sistema de ensino estruturado; Formação continuada; Pedagogia descolonial; Ensino padronizado.
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