Práticas pedagógicas e avaliação da aprendizagem no PROEJA:
o currículo integrado constituído na ação docente
Resumo
Este texto resulta de uma pesquisa de mestrado a respeito do currículo integrado do Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (PROEJA) e centraliza, como tema, as concepções de docentes de um curso Técnico em Cuidados de Idosos Integrado ao Ensino Médio, do Instituto Federal, sobre metodologias de ensino, práticas pedagógicas e avaliação da aprendizagem. Tem como objetivo entender em que medida as práticas pedagógicas e a avaliação podem contribuir com o desenvolvimento do currículo integrado do Programa em convergência com as especificidades da Educação de Jovens e Adultos. É uma pesquisa qualitativa, com caráter exploratório e descritivo, tendo como procedimentos a realização de entrevistas e a análise documental. Como dispositivo analítico sobre os dados, mobilizou-se a Análise de Conteúdo (AC) de Bardin (2016). Entre os resultados, observou-se a diversidade de ações presentes no contexto do curso analisado, que inclusive transpõe o espaço da sala de aula, mas também a coexistência de perspectivas pedagógicas que vão desde a Educação Popular e os movimentos circulares até a escolha por instrumentos de mensuração e resultados objetivos.
Palavras-chave: Avaliação; Currículo integrado; Educação de jovens e adultos; Metodologias de ensino; PROEJA.
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