O uso dos cadernos digitais para o ensino de lógica de programação:
um estudo de caso com estudantes do 1º ano do Ensino Médio
Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar o uso dos cadernos digitais, mediados por uma Sequência Didática, no processo de ensino e aprendizagem de Lógica de Programação. O público-alvo foram 38 alunos do 1º ano do curso Técnico em Redes de Computadores integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus São João dos Patos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Quanto aos objetivos, possui caráter exploratório. Para coleta de dados, são utilizados os métodos de observação, registros em fotos, diário de campo e questionários. O estudo de caso aconteceu por meio de uma oficina prática utilizando os cadernos digitais de estrutura sequencial e de decisão. Com a análise dos resultados, conclui-se que a Sequência Didática está adequada aos propósitos, a utilização do Jupyter Notebook foi satisfatória no processo educativo e se apresenta como um facilitador na promoção do aprendizado dinâmico e interativo, onde a maioria dos alunos concordam que o uso dos cadernos digitais contribuiu para uma aula colaborativa e motivadora.
Palavras-chave: Ensino médio; Cadernos digitais; Lógica de programação.
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