O uso dos cadernos digitais para o ensino de lógica de programação:

um estudo de caso com estudantes do 1º ano do Ensino Médio

Autores

  • Mayara Leal Reis Fernandes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA) https://orcid.org/0000-0002-6432-6136
  • André Zanki Cordenonsi Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Resumo

Este trabalho teve como objetivo analisar o uso dos cadernos digitais, mediados por uma Sequência Didática, no processo de ensino e aprendizagem de Lógica de Programação. O público-alvo foram 38 alunos do 1º ano do curso Técnico em Redes de Computadores integrado ao ensino médio do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão - Campus São João dos Patos. Trata-se de uma pesquisa de abordagem qualitativa e de natureza aplicada. Quanto aos objetivos, possui caráter exploratório. Para coleta de dados, são utilizados os métodos de observação, registros em fotos, diário de campo e questionários. O estudo de caso aconteceu por meio de uma oficina prática utilizando os cadernos digitais de estrutura sequencial e de decisão. Com a análise dos resultados, conclui-se que a Sequência Didática está adequada aos propósitos, a utilização do Jupyter Notebook foi satisfatória no processo educativo e se apresenta como um facilitador na promoção do aprendizado dinâmico e interativo, onde a maioria dos alunos concordam que o uso dos cadernos digitais contribuiu para uma aula colaborativa e motivadora.

Palavras-chave: Ensino médio; Cadernos digitais; Lógica de programação.

Biografia do Autor

Mayara Leal Reis Fernandes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA)

Mestre em Tecnologias Educacionais em Rede pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Maranhão (IFMA/Campus São João dos Patos).

André Zanki Cordenonsi, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Associado da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), atuando no Programa de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede.

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Publicado

2024-11-26

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)