Gamificação na educação profissional e tecnológica

uma análise cienciométrica

Autores

Resumo

A gamificação vem ganhando destaque no contexto educacional. Neste sentido, compreender como a mesma tem sido utilizada no âmbito da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) pode contribuir para formação de sujeitos mais ativos e críticos. Assim, o presente trabalho consiste de uma análise cienciométrica acerca das produções brasileiras sobre esta temática nos últimos 10 anos. A base de dados de análise foi o portal de periódicos da CAPES, sendo os motores de busca para análise os descritores “gamificação AND EPT”, “atividade gamificada AND EPT” e “gamificação”. Retornaram da busca um total de 409 trabalhos que foram inicialmente analisados quanto aos critérios de inclusão/exclusão, resultando em 49 artigos. Na sequência utilizou-se como critério a leitura dos títulos de cada produção e seleção daqueles em que ocorre obrigatoriamente a presença dos descritores e que tivessem texto em língua portuguesa. Dos 49 trabalhos iniciais, permaneceram 38 produções que serviram de base para a elaboração deste trabalho. Os dados retornantes nos permitem inferir sobre a necessidade de abordagem desta temática no âmbito da Educação Profissional. A maioria dos pesquisadores da área é constituída de mulheres e a região Sudeste é a que se destaca nas pesquisas.

Palavras-chaves: Atividades gamificadas; Metodologias ativas; Práticas pedagógicas inovadoras.

Biografia do Autor

Claudia Smaniotto Barin, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Pós-doutora em Eletroquímica pelo Instituto de Química de São Carlos na Universidade de São Paulo (IQSC/USP) e pós-doutora em Engenharia Elétrica pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Doutora em Química (Físico-Química) pela Universidade de São Paulo (USP). Atualmente é Professora Associada do Departamento de Química da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Luane Nunes Trindade, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Tiago de Medeiros Prestes, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Coordenador do Curso Técnico em Administração do SENAC.

Alejandro Javier Lezcano Schwarzkopf, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em Sociologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Docente do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

 

Rogério Turchetti, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Doutor em Informática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Adjunto da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

Ricardo Machado Ellensohn, Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA)

Pós-Doutor em Síntese Quiral (Compostos com atividade biológica) pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Doutor em Síntese Orgânica (Organometálicos e Síntese Total) pela Universidade de São Paulo (USP). Professor Adjunto na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA). Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do (CTISM/UFSM).

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)