Inclusão ou integração? Um estudo em uma escola estadual de Itapicuru/BA
Resumo
No âmbito educacional, foi criada a modalidade da educação especial e com o tempo, surgiram-se políticas públicas, como a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (1996), a Política Nacional da Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva (2008), a Resolução Nº 4/2009 do Conselho Nacional de Educação e entre outras. Nessa perspectiva, esta pesquisa propôs investigar se uma escola estadual de Itapicuru/BA dispõe de recursos, de estrutura física e de profissionais especializados que atendam às necessidades do público-alvo com deficiência. Para tanto, adotou-se, como caminho metodológico, uma pesquisa quali-quanti e a coleta de dados ocorreu por meio de um questionário com os professores que atuam com alunos que têm deficiência. A análise de dados foi com base nos princípios da análise de conteúdo, proposto pela Bardin (2009). Com resultados, evidenciamos que a escola enfrenta desafios como: falta de recursos, escassez de estrutura física, falta de formação docente, entre outros.
Referências
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Brasília, 1988.
BRASIL. Lei n° 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Brasília, DF: Presidência da República, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 25 jan. 2023.
BRASIL. Política Nacional de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva. Ministério da Educação. Secretária de Educação Especial. Brasília: MEC/SEESP, 2008.
BRASIL. Resolução n° 4, de 2 de outubro de 2009. Institui Diretrizes Operacionais Para o Atendimento Educacional Especializado na Educação Básica, modalidade Educação Especial. Brasília, DF: Presidente da Câmara de Educação Básica do Conselho Nacional de Educação, 2009. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/rceb004_09.pdf. Acesso em: 25 jan. 2023.
BRASIL. Lei n° 13.005, de 25 de junho de 2014. Aprova o Plano Nacional de Educação-PNE e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 26 jun. 2014. Disponível em: https://pne.mec.gov.br/18-planos-subnacionais-de-educacao/543-plano-nacional-de-educacao-lei-n-13-005-2014. Acesso em: 25 jan. 2023.
BRASIL. Decreto n° 10.502, de 30 de setembro de 2020. Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. Diário Oficial da União, Brasília, DF: Presidente da República, 2020. Disponível em: https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/decreto-n-10.502-de-30-de-setembro-de-2020-280529948. Acesso em: 25 jan. 2023.
CARVALHO, R. Educação inclusiva: com os pingos nos "os". Porto Alegre: Mediação, 2004.
CASTRO, P. A.; ALVES, C. de O. S. Formação docente e práticas pedagógicas inclusivas. e-Mosaicos, [S.l.], v. 7, n. 16, p. 3-25, fev. 2019. ISSN 2316-9303. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/e-mosaicos/article/view/38786/28362. Acesso em: 18 fev. 2023.
FRIAS, I. M. A. Inclusão escolar do aluno com necessidades especiais: Contribuições ao professor do ensino regular. Material didático PDE. Paranavaí: Seed/PR; fafipa; UEM, 2008. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portal/pode/arquivos/1462-6.pdf. Acesso em: 14 fev. 2023.
GIL, A. C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4 ed. São Paulo: Atlas, 2002.
MANTOAN, M. T. E. Inclusão é o privilégio de conviver com as diferenças. Nova Escola: a revista do professor. São Paulo, ano XX, n. 182, p. 24-26, maio 2005. Entrevista concedida a Meire Cavalcante.
MENDES, E.G. A radicalização do debate sobre inclusão escolar no Brasil. Revista Brasileira de Educação, Campinas, v.11, n.33, p. 387-405, 2006. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/KgF8xDrQfyy5GwyLzGhJ67m/?lang=pt&format=pdf. Acesso em: 25 jan. 2023.
MINAYO, M. C. S.; SANCHES, O. Quantitativo-Qualitativo: Oposição ou Complementaridade? Cad. Saúde Públ., Rio de Janeiro, 9 (3): 239-262, jul./set., 1993. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csp/a/Bgpmz7T7cNv8K9Hg4J9fJDb/?format=pdf&lang=pt. Acesso em: 18 jan. 2023.
OLIVEIRA, M. H. de; LIMA, F. R. A educação especial no contexto da sociedade inclusiva: construindo sentidos sobre a aprendizagem de crianças com deficiências. Cadernos Cajuína, v.1, n.2, p.59-70, 2016.
PRODANOV, C. C.; FREITAS, E. Metodologia do trabalho científico: métodos e técnicas da pesquisa e do trabalho acadêmico. Novo Hamburgo: Universidade FEVALE, 2013.
RODRIGUES, Natália Tauing Garcia; SOUZA, Clarissa M. Caxambú da Rosa de; BRIDI, Fabiane Romano de Souza. Educação especial: análise e ações sobre a formação inicial e continuada de professores do sul do Brasil. Revista Brasileira de Iniciação Científica, [S.l.], p. 119-133, dez. 2020.
RODRIGUES, D. Educação Inclusiva: as boas e as más notícias. In: RODRIGUES, David (org.). Perspectivas sobre a inclusão: da educação à sociedade. Porto: Porto, 2003.
SILVA FILHO, R. B. BARBOSA, E. do S. C. Educação Especial: da prática pedagógica à perspectiva da inclusão. Educação Por Escrito, v. 6, n. 2, p. 353-368, 2015. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/20575. Acesso em: 18 jan. 2023.
SILVA NETO, A. de O.; ÁVILA, É. G.; SALES, T. R. R.; AMORIM, S. S.; NUNES, A. K. F.; SANTOS, V. M. Educação inclusiva: uma escola para todos. Revista Educação Especial, [S.l.], v. 31, n. 60, p. 81–92, 2018. DOI: 10.5902/1984686X24091
STAINBACK, S.; STAINBACK, W. Inclusão: um guia para educadores. Porto Alegre: Artmed, 1999.
TOKARNIA, M. Cresce o número de estudantes com necessidades especiais. Agência Brasil, 2019. Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/educacao/noticia/2019-01/cresce-o-numero-de-estudantes-com-necessidades-especiais#:~:text=Ou%C3%A7a%20a%20mat%C3%A9ria%3A,Educacionais%20An%C3%ADsio%20Teixeira%20(Inep). Acesso em: 13 jan. 2023.
VIANA, M. L.; TEIXEIRA, M. do R. F. Sala de atendimento educacional especializada (AEE): o uso da tecnologia assistiva no processo de inclusão dos alunos nas atividades de ensino-aprendizagem. Brazilian Journal of Education, Technology and Society, [S. l.], v .12, n. 1, p.72-79, 2019. Disponível em: http://hdl.handle.net/10183/196993. Acesso em: 15 jan. 2023.