Entre o passado e os novos rumos da pedagogia

epistemologia e interfaces formativas

Autores

Resumo

A pesquisa objetiva compreender os rumos da Pedagogia como ciência da educação hoje, examinando seus novos sentidos, significados e expectativas, assim como as interfaces com os novos paradigmas formativos que se levantam, dentre eles, o humanismo, a fim de revisitar o perfil profissional que atenda as premissas de uma formação integral do ser humano. É uma pesquisa qualitativa, de revisão bibliográfica e pesquisa documental, a partir do exame de quatro Projetos Pedagógicos de Curso de Pedagogia. São resultados do artigo: a) amplo exame epistemológico acerca da Pedagogia como Ciência da Educação; b) análise das atuais bases formativas que sustentam o curso; c) proposição de arranjos curriculares, insights e rotas para o curso de Pedagogia e para o perfil do pedagogo diante dos novos paradigmas que se erigem. O artigo contribui para o avanço de novos arranjos formativos para o curso de Pedagogia, diante das expectativas de forjarmos uma melhor geração de seres humanos.

Palavras-chaves: Pedagogia; Ciência da Educação; Novas interfaces formativas.

Biografia do Autor

Sheyla Maria Fontenele Macedo, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Educação pela Universidade de Lisboa (UL).  Docente efetiva da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (CAPF/UERN) junto ao Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/UERN).

Iandra Fernandes Caldas, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN)

Doutora em Letras pelo PPGL/CAPF da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Docente efetiva da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN) junto ao Departamento de Educação e do Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGE/ UERN). Chefe do Departamento de Educação (DE/CAPF).

Referências

AGECOM/UERN. Uern obtém nota 04 no IGC e se consolida como instituição de referência no País. Mossoró: Agecom/UERN, 2023. Disponível em: https://portal.uern.br/blog/uern-obtem-nota-4-no-igc-e-se-consolida-como-instituicao-de-referencia-no-pais/ Acesso em: 22 out. 2023.

BEILLEROT, J. (org.). A sociedade pedagógica. Porto: Rés Editora, 1985.

BOUFLEUER, J. P. Pedagogia da ação: uma leitura de Habermas. Ijuí: Editora Unijuí, 1997.

CASTELLS, M. A sociedade em rede: a era da informação - economia, sociedade e cultura. 8. ed. Tradução Ronêncio Venâncio Majer. São Paulo: Paz e Terra, 1999.

FRANCO, M. A. do R. S. Pedagogia como ciência da educação. 2ed. ver. ampl. São Paulo: Cortez, 2008.

GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

HERNÁNDEZ, F.; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho – o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998

LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e Pedagogos, para quê? 12.ed. São Paulo: Cortez, 2010.

MACEDO, S.M.F. A formação ética profissional do pedagogo na realidade brasileira. Tese (Doutorado em Educação). Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. Lisboa, p. 538. 2018. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/40071. Acesso em: 21 mar. 2023.

MORIN, E. A Cabeça Bem-Feita: Repensar a Reforma, Reformar o Pensamento. 21.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.

MORIN, E. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015a.

MORIN, E. A Via para o Futuro da Humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.

MORIN, E. O Método 1: A Natureza da Natureza. Porto Alegre: Sulina, 2016.

MORIN, E. O Método 3: O Conhecimento do Conhecimento. 5. ed. Tradução Juremir Machado da Silva.Porto Alegre: Sulina, 2015b.

NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, António (org.). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1992. p.11-30.

PECOTCHE, C.B.G. Bases para sua conduta. 22. ed. São Paulo: Logosófica, 2015b.

PECOTCHE, C.B.G. Curso de Iniciação logosófica. 21. ed. São Paulo: Editora Logosófica, 2017.

PECOTCHE, C.B.G. Logosofia, Ciência e Método.12. ed. São Paulo: Logosófica, 2013.

PECOTCHE, C.B.G. O mecanismo da vida consciente.16. ed. São Paulo: Logosófica, 2015a.

PIMENTA, S. G. Panorama atual da Didática no quadro das Ciências da Educação, Pedagogia e Didática. In: PIMENTA, S.G. (coord.). Pedagogia: ciência da educação? 6.ed. São Paulo: Cortez, 2011. (p. 47-84)

UERN. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia, Campus Assú/RN. Pau dos Ferros: Departamento de Educação, 2019a. Disponível em: https://www.uern.br/controledepaginas/proeg-projetos-pedagogicos-assu/arquivos/4229pedagogia_campus_de_assu_ppc_completo.pdf Acesso em: 22 out. 2023.

UERN. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia, Campus Central, Mossoró/RN. Mossoró: Faculdade de Educação, 2019b. Disponível em: https://www.uern.br/controledepaginas/proeg-projetos-pedagogicos-central/arquivos/4226ppc_pedagogia_2019_com_termo_de_homogaa%C2%A7a%C2%A3o.pdf Acesso em: 22 out. 2023.

UERN. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia, Campus Patu/RN. Pau dos Ferros: Departamento de Educação, 2021. Disponível em: https://www.uern.br/controledepaginas/patu-pedagogia-projeto-pedagogico/arquivos/1515ppc_pedagogia_patu_homologado.pdf Acesso em: 22 out. 2023.

UERN. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia, Campus Pau dos Ferros/RN. Pau dos Ferros: Departamento de Educação, 2019c. Disponível em: https://www.uern.br/controledepaginas/documentos-legislacao-consepe/arquivos/5105resolucao_n0_2019_031___consepe___aprova_o_ppc_de_graduacao_em_pedagogia_licenciatura_presencial_vinculado_ao_capf_anexo.pdf Acesso em: 22 out. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)