Entre o passado e os novos rumos da pedagogia
epistemologia e interfaces formativas
Resumo
A pesquisa objetiva compreender os rumos da Pedagogia como ciência da educação hoje, examinando seus novos sentidos, significados e expectativas, assim como as interfaces com os novos paradigmas formativos que se levantam, dentre eles, o humanismo, a fim de revisitar o perfil profissional que atenda as premissas de uma formação integral do ser humano. É uma pesquisa qualitativa, de revisão bibliográfica e pesquisa documental, a partir do exame de quatro Projetos Pedagógicos de Curso de Pedagogia. São resultados do artigo: a) amplo exame epistemológico acerca da Pedagogia como Ciência da Educação; b) análise das atuais bases formativas que sustentam o curso; c) proposição de arranjos curriculares, insights e rotas para o curso de Pedagogia e para o perfil do pedagogo diante dos novos paradigmas que se erigem. O artigo contribui para o avanço de novos arranjos formativos para o curso de Pedagogia, diante das expectativas de forjarmos uma melhor geração de seres humanos.
Palavras-chaves: Pedagogia; Ciência da Educação; Novas interfaces formativas.
Referências
AGECOM/UERN. Uern obtém nota 04 no IGC e se consolida como instituição de referência no País. Mossoró: Agecom/UERN, 2023. Disponível em: https://portal.uern.br/blog/uern-obtem-nota-4-no-igc-e-se-consolida-como-instituicao-de-referencia-no-pais/ Acesso em: 22 out. 2023.
BEILLEROT, J. (org.). A sociedade pedagógica. Porto: Rés Editora, 1985.
BOUFLEUER, J. P. Pedagogia da ação: uma leitura de Habermas. Ijuí: Editora Unijuí, 1997.
CASTELLS, M. A sociedade em rede: a era da informação - economia, sociedade e cultura. 8. ed. Tradução Ronêncio Venâncio Majer. São Paulo: Paz e Terra, 1999.
FRANCO, M. A. do R. S. Pedagogia como ciência da educação. 2ed. ver. ampl. São Paulo: Cortez, 2008.
GIL, A.C. Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2008.
HERNÁNDEZ, F.; VENTURA, M. A organização do currículo por projetos de trabalho – o conhecimento é um caleidoscópio. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e Pedagogos, para quê? 12.ed. São Paulo: Cortez, 2010.
MACEDO, S.M.F. A formação ética profissional do pedagogo na realidade brasileira. Tese (Doutorado em Educação). Instituto de Educação, Universidade de Lisboa. Lisboa, p. 538. 2018. Disponível em: https://repositorio.ul.pt/handle/10451/40071. Acesso em: 21 mar. 2023.
MORIN, E. A Cabeça Bem-Feita: Repensar a Reforma, Reformar o Pensamento. 21.ed. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2014.
MORIN, E. Os Sete Saberes Necessários à Educação do Futuro. 5. ed. São Paulo: Cortez, 2002.
MORIN, E. Introdução ao Pensamento Complexo. 5. ed. Porto Alegre: Sulina, 2015a.
MORIN, E. A Via para o Futuro da Humanidade. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2013.
MORIN, E. O Método 1: A Natureza da Natureza. Porto Alegre: Sulina, 2016.
MORIN, E. O Método 3: O Conhecimento do Conhecimento. 5. ed. Tradução Juremir Machado da Silva.Porto Alegre: Sulina, 2015b.
NÓVOA, A. Os professores e as histórias da sua vida. In: NÓVOA, António (org.). Vidas de Professores. Porto: Porto Editora, 1992. p.11-30.
PECOTCHE, C.B.G. Bases para sua conduta. 22. ed. São Paulo: Logosófica, 2015b.
PECOTCHE, C.B.G. Curso de Iniciação logosófica. 21. ed. São Paulo: Editora Logosófica, 2017.
PECOTCHE, C.B.G. Logosofia, Ciência e Método.12. ed. São Paulo: Logosófica, 2013.
PECOTCHE, C.B.G. O mecanismo da vida consciente.16. ed. São Paulo: Logosófica, 2015a.
PIMENTA, S. G. Panorama atual da Didática no quadro das Ciências da Educação, Pedagogia e Didática. In: PIMENTA, S.G. (coord.). Pedagogia: ciência da educação? 6.ed. São Paulo: Cortez, 2011. (p. 47-84)
UERN. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia, Campus Assú/RN. Pau dos Ferros: Departamento de Educação, 2019a. Disponível em: https://www.uern.br/controledepaginas/proeg-projetos-pedagogicos-assu/arquivos/4229pedagogia_campus_de_assu_ppc_completo.pdf Acesso em: 22 out. 2023.
UERN. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia, Campus Central, Mossoró/RN. Mossoró: Faculdade de Educação, 2019b. Disponível em: https://www.uern.br/controledepaginas/proeg-projetos-pedagogicos-central/arquivos/4226ppc_pedagogia_2019_com_termo_de_homogaa%C2%A7a%C2%A3o.pdf Acesso em: 22 out. 2023.
UERN. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia, Campus Patu/RN. Pau dos Ferros: Departamento de Educação, 2021. Disponível em: https://www.uern.br/controledepaginas/patu-pedagogia-projeto-pedagogico/arquivos/1515ppc_pedagogia_patu_homologado.pdf Acesso em: 22 out. 2023.
UERN. Projeto Pedagógico do Curso de Pedagogia, Campus Pau dos Ferros/RN. Pau dos Ferros: Departamento de Educação, 2019c. Disponível em: https://www.uern.br/controledepaginas/documentos-legislacao-consepe/arquivos/5105resolucao_n0_2019_031___consepe___aprova_o_ppc_de_graduacao_em_pedagogia_licenciatura_presencial_vinculado_ao_capf_anexo.pdf Acesso em: 22 out. 2023.