Engajamento nos estudos e autoeficácia entre estudantes de Ciências Biológicas
Resumo
O objetivo deste estudo é analisar a intensidade e a relação entre engajamento nos estudos e autoeficácia entre estudantes universitários de Ciências Biológicas. Para tanto, foram utilizadas duas escalas a Ultrecht Work Engagement Scale (UWES-S-17) e a Escala de Autoeficácia Geral Percebida (EAGP) em uma amostra não probabilística de 95 estudantes. O tratamento de dados combinou estatística descritiva, análise de correlações, testes de hipóteses e análise multivariada na forma de Regressão Linear Múltipla (RLM). Os resultados evidenciaram forte relação entre o engajamento e autoeficácia, mostraram que 58% das crenças de autoeficácia (VD) são explicadas pelo engajamento nos estudos (VI) e que os estudantes de pós-graduação apresentam maior autoeficácia e engajamento quando comparados aos estudantes da graduação. As conclusões recomendam aproximar graduação e pós-graduação para fortalecer a autoeficácia e equilibrar os recursos pessoais e institucionais buscando desenvolver um ambiente desafiador que favoreça o engajamento nos estudos.
Palavras-chaves: Autoeficácia; Ciências biológicas; Engajamento; Engajamento nos estudos; UWES.
Referências
AGNST, R.; BENEVIDES-PEREIRA, A. M.; PORTO-MARTINS, P. C. Utrecht work engagement scale. Curitiba: GEPEB, 2009. Disponível em: <https://www.wilmarschaufeli.nl/publications/Schaufeli/Test%20Manuals/Test_manual_UWES_Brazil.pdf>. Acesso em: 16 jan. 2022.
ARAÚJO, M.; MOURA, O. Estrutura factorial da General Self-Efficacy Scale (Escala de Auto-Eficácia Geral) numa amostra de professores portugueses. Laboratório de Psicologia, v. 9, n. 1, p. 95-105, jan. / jun. 2011. DOI: https://doi.org/10.14417/lp.638.
BANDURA, A. Self-efficacy: toward a unifying theory of behavioral change. Psychological Review, v. 84, n. 2, p. 191-215, 1977. DOI: https://doi.org/10.1037/0033-295X.84.2.191
BAPTISTA, C. C. T. N.; MURGO, C. S.; SIMÕES, C.; SENA, B. C. Desafios da docência em um curso de Medicina: análise dos pilares de resistência. Revista Docência no Ensino Superior, n. 11, e-024175, p. 1-20, mar. 2021. DOI: https://doi.org/10.35699/2237-5864.2021.22175.
CASTANEDA, D. I.; DÚRAN, W. F. Knowledge sharing in organizations: role of beliefs, training, and perceived organizational support. Knowledge Management & E-Learning, v. 10, n. 2, p. 148-162, apr. / jun., 2018. DOI: https://doi.org/10.34105/j.kmel.2018.10.010
CASUSO-HOLGADO, M. J.; CUESTA-VARGA, A.; MORENO-MORALES, N.; LABAJOS-MANZANARES, M. T.; BARON-LOPES, F. J.; VEJA-CUESTA, M. The association between academic engagement and achievement in the health sciences students. BMC Medical Education, v. 13, n. 33, p. 1-7, fev. 2013. DOI: https://doi.org/10.1186/1472-6920-13-33.
CASUSO-HOLGADO, M. J.; MORENO-MORALES, N.; LABAJOS-MANZANARES, M. T.; MONTERO-BANCALERO, F.J. Características psicométricas de la version española de la escala UWES-S em estudiantes universitarios de Fisioterapia. Fisioterapia, v. 9, n. 1, p. 4-9, jan. / feb. 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.ft.2016.02.003.
CHAVARRIA, C. A. P.; HINESTROZA, M. P. G.; OLIVA, E. J. D. Propiedade de la Ultrecht Work Engagement Scale (UWES-S 9): análisis exploratório con estudiantes en Ecuador. Revista Innovar Journal, v. 27, n. 64, p. 145-156, ene. 2017. DOI: https://doi.org/10.15446/innovar.v27n64.62374.
CHIU, S. The relationship between life stress and smartphone addiction on Taiwanese university student: a mediation model of learning self-efficacy and social self-efficacy. Computers in Human Behavior, v.34, p. 49-57, may 2014. DOI: https://doi.org/10.1016/j.chb.2014.01.024.
COOPER, D. R.; SCHINDLER, P. S. Métodos de pesquisa em administração. 10. ed. Porto Alegre: AMGH, 2016.
COSTA, F. J. Mensuração e desenvolvimento de escalas. 1. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2011.
CUNHA, J. V. A.; COELHO, A. C. Regressão linear múltipla. In: CORRAR, L. J.; PAULO, E.; DIAS FILHO, J. M. Análise multivariada. 1. ed. São Paulo: Atlas, 2009.
FLUENTES, M. C. P.; JURADO, M. M. M.; MARTIN, A. B. B.; MARTÍNEZ, A. M.; MÁRQUEZ, M. M. S.; LINHARES, J. J. G. Autoeficacia y engagement en estudiantes de Ciencias de la Salud y su relación con la autoestima. Publicaciones, v. 48, n. 1, p. 161-172, jan. / jul. 2018. DOI: http://dx.doi.org/10.30827/publicaciones.v48i1.7323.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.
HAIR JUNIOR, J. F.; BLACK, W. C.; BABIN, J.; ANDRESON, R. E.; TATHAM, R. L. Análise multivariada de dados. 9. ed. São Paulo: Bookman, 2009.
KAHU, E. R.; NELSON, K. Student engagement in the educational interface: understanding the mechanisms of student success. Higher Education Research & Development, v. 37, n. 1, jan. 2018. DOI: https://doi.org/10.1080/07294360.2017.1344197
LI, R.; LIU, H.; CHEN, Y.; YAO, M. Teacher engagement and self-efficacy: the mediating role of continuing professional development and moderating role of teaching experience. Current Psychology, n.41, p. 328-337, dec. 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/s12144-019-00575-5.
LOSCALZO, Y.; GIANINI, M. Study engagement in Italian University students: a confirmatory factor analysis of the Utrecht Work Engagement Scale – Student Version. Social Indicators Research, v. 142, p. 845-854, apr. 2019. DOI: https://doi.org/10.1007/s11205-018-1943-y.
MARICUTOIU, L.P.; SULEA, C. Evolution of self-efficacy, student engagement and student burnout during a semester. A multilevel structural equation modeling approach. Learning and Individual Differences, v. 76, art. 101785, p. 1-7, dez. 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.lindif.2019.101785.
MARÔCO, J. Análise estatística com SPSS Statistics. Pêro Pinheiro: Reportnumber, 2014.
MENDONÇA, A. V. F.; MATTOS, C. A. C.; LAURINHO, I. S.; FRANCO, B. S. N. Autoeficácia e autopercepção de empregabilidade: uma investigação entre concluintes do ensino superior. Revista Gestão Organizacional, v. 13, n. 2, p. 67-84, 2020. DOI: https://doi.org/10.22277/rgo.v13i2.4870.
MENG, L. Y. J. A confirmatory factor analysis of Utrecht Work Engagement Scale for students in a Chinese sample. Nurse Education Today, v. 49, p. 129-134, fev. 2017. DOI: https://doi.org/10.1016/j.nedt.2016.11.017.
OKORO, C. A. Academic engagement among Nigerian undergraduates’ students: roles of academic resilience, achievement motivation and self-efficacy. Nigerian Journal of Psychological Research, v. 16, n. 2, p. 141-148, jul. / dec., 2020. Disponível em: https://njpsyresearch.com/ojs3/index.php/njopr/article/view/102. Acesso em: 25 jan. 2022.
ORIOL-GRANADO, X.; MENDOZA-LIRA, M.; COVARRUBIAS-APABLAZA, C; MOLINA-LOPES, V. Positive emotions, autonomy support and academic performance of university students: the mediating role of academic engagement and self-efficacy. Revista Psicodidáctica, v. 22, n. 1, p. 45-53, 2017. DOI: https://doi.org/10.1387/RevPsicodidact.14280.
PESTANA, M. H.; GAGEIRO, J. N. Análise de dados para Ciências Sociais: a complementariedade do SPSS. 6. ed. Lisboa: Silabo, 2014.
POLYDORO, S.; CASANOVA, D. C. G. Escala de autoeficácia acadêmica para o ensino médio: busca de evidências psicométricas. Estudos Interdisciplinares em Psicologia, Londrina, v.6, n. 1, p. 36-53, jun. 2015. DOI:10.5433/2236-6407.2015v6n1p36
ROBINS, T. G.; ROBERTS, R. M.; SARRIS, A. Burnout and engagement in health profession students: the relationships between study demands, study resources and personal resources. Australasian Journal of Organizational Psychology, v. 8, n. e1, p. 1-13, jan. 2015. DOI: http://doi.org/10.1017/orp.2014.7.
SÁNCHES-CARDONA, I.; RODRIGUES-MOTALBÁN, R.; TORO-ALFONSO, J.; VELASQUES, I. M. Propriedades psicométricas de la Ultrecht Work Engagement Scale-Student (UWES-S) en universitarios de Puerto Rico. Revista Mexicana de Psicología, v. 33, n. 2, p. 121-134, jul./ dic., 2016. Disponível em: Disponível em: https://www.redalyc.org/articulo.oa?id=243056044004 . Acesso em: 05 jan. 2022.
SANTOS, N. N.; MONTEIRO, V.S. Crenças de professores e futuros professores portugueses sobre a reprovação no 2º ano de escolaridade. Revista Brasileira de Educação, v. 26, art. e2660068, p. 1-25, out. 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-24782021260068.
SBICIGO, J.B.; TEIXEIRA, M. A. P.; DIAS, A. C. G.; DELL´AGLIO, D. D. Propriedades psicométricas da Escala de Autoeficácia Geral Percebida (EAGP). Psico-UFC, v. 43, n. 2, p. 139-146, abr. / jun. 2012. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/11691/8037. Acesso em: 02 fev. 2022.
SCHAUFELI, W. B.; TARIS, T.W. A critical review of the job demands-resources model: implications for improving work and health. In: BAUER G; HÄMMING, O. (Eds) Bridging occupational, organizational and public health: a transdisciplinary approach. 1. ed. New York: Springer Science, 2014.
SCHAUFELI, W.B.; SALANOVA, M.; GONZALEZ-ROMA, V.; BAKKER, A. B. The measurement of engagement and burnout: a two-sample confirmatory factor analytic approach. Journal Happiness Studies, v. 3, p. 71-92, mar. 2002. https://doi.org/10.1023/A:1015630930326
SCHWARZER, R.; JERUSALEM, M. Generalized self-efficacy scale. In: WEINMAN, J.; WRIGHT, S.; JOHNSTON, M. Measures in health psychology: a user´s portfolio. Causal and control beliefs. Windsor, England: NFER-Nelson, 1995. p. 35-37.
SILVA, J.O.M.; PEREIRA JUNIOR, G. A.; COELHO I. C. M. M.; PICHARSKI, G.L.; ZAGONEL, I.P.S. Engajamento entre estudantes do ensino superior nas Ciências da Saúde (validação do questionário Utrecht Work Engagement Scale (UWES-S) com estudantes do ensino superior nas Ciências da Saúde). Revista Brasileira de Educação Médica, n. 42, v. 2, p. 15-25, jun. 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1981-52712015v42n2RB20170112.
SPEDDING, J.; HAWKES, A. J.; BURGESS, M. Peer assisted study sessions and students’ performance: the role of academic engagement, student identity, and statistics self-efficacy. Psychology Learning & Teaching, v. 16, n,1, p, 144-163, jan. 2017. DOI: https://doi.org/10.1177/1475725716687166.
SUKI, N. M.; SUKI, N. M. Library patrons’ emotions after information retrieval: effects of perceived self-efficacy. Program, v. 50, n. 3, p. 288-302, jun. 2016. DOI: https://doi.org/10.1108/PROG-07-2014-0045
YANG, J.; WANG, X. The impact perceived social support on college students´ learning engagement the mediating role of academic self-efficacy. Advanced Social Science, v. 39, p. 442-452, jan. 2019. DOI: https://doi.org/10.2991/ichess-19.2019.94