Engajamento nos estudos e autoeficácia entre estudantes de Ciências Biológicas

Autores

Resumo

O objetivo deste estudo é analisar a intensidade e a relação entre engajamento nos estudos e autoeficácia entre estudantes universitários de Ciências Biológicas. Para tanto, foram utilizadas duas escalas a Ultrecht Work Engagement Scale (UWES-S-17) e a Escala de Autoeficácia Geral Percebida (EAGP) em uma amostra não probabilística de 95 estudantes. O tratamento de dados combinou estatística descritiva, análise de correlações, testes de hipóteses e análise multivariada na forma de Regressão Linear Múltipla (RLM). Os resultados evidenciaram forte relação entre o engajamento e autoeficácia, mostraram que 58% das crenças de autoeficácia (VD) são explicadas pelo engajamento nos estudos (VI) e que os estudantes de pós-graduação apresentam maior autoeficácia e engajamento quando comparados aos estudantes da graduação. As conclusões recomendam aproximar graduação e pós-graduação para fortalecer a autoeficácia e equilibrar os recursos pessoais e institucionais buscando desenvolver um ambiente desafiador que favoreça o engajamento nos estudos.

Palavras-chaves: Autoeficácia; Ciências biológicas; Engajamento; Engajamento nos estudos; UWES.

Biografia do Autor

Atila Carolina Moraes da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduada em Administração pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Atualmente é auxiliar administrativa da Universidade Federal do Pará (UFPA)

Marliane Gonçalves Cardoso, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduada em Administração pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Carlos André Corrêa de Mattos, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Ciências Agrárias pela Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). Professor da Faculdade de Administração (FAAD) e do Mestrado em Administração (PPGAD) da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Luís Alberto Monteiro de Barros, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutor em Administração pela Universidade de São Paulo (USP). Professor adjunto da Faculdade de Administração da Universidade Federal do Pará (UFPA).

Maria Luiza Rodrigues Moreira, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestranda em Administração pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)