Análise da concepção de educação ambiental dos professores da rede pública do município de São Gabriel/RS

Autores

Resumo

O objetivo deste trabalho é, através de uma investigação via questionários com professores da rede Municipal e Estadual, de ensino do município de São Gabriel/RS, analisar as concepções de educação ambiental que este tema é tratado. A educação ambiental efetiva surge como ferramenta essencial de caráter transformador em uma sociedade que prevê seu eminente colapso socioambiental. Visto que esta crise socioambiental não é causada por uma simples gestão ineficiente de recursos, ou de responsabilidade individual pelo uso de determinados serviços, mas pela consequência da lógica da produção capitalista, que visa a livre exploração do indivíduo e da natureza para a aquisição infinita de capital. A educação ambiental efetiva surge, a partir de uma visão crítica, como meio para o qual se opera a transformação nas sociedades. Os resultados da pesquisa demonstram que os educadores do município possuem concepções diferentes, porém em sua maioria se aportam de uma lógica de educação ambiental tecnicista. Outros, que a pouco se inseriram no magistério, apresentam uma visão mais próxima de uma prática transformadora.

Palavras-chaves: Educação ambiental crítica; Educação; Meio ambiente.

Biografia do Autor

Leandro Porto Marques, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Mestrando em Ciências Ambientais no Programa de Pós-graduação em Ciências Ambientais da Universidade Federal de Goiás (PPGCIAMB-UFG). 

Jefferson Marçal da Rocha, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)

Doutor em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor Titular da Faculdade de Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Rafael Cabral Cruz, Universidade Federal do Pampa (Unipampa)

Doutor em Ecologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Professor Associado na Universidade Federal do Pampa (UNIPAMPA) - Campus de São Gabriel e Professor Permanente do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM).

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Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)