Contribuições da arteterapia para a educação de jovens do ensino médio
uma revisão de literatura
Resumo
O presente trabalho tem por objetivo investigar as contribuições da arteterapia para a educação de jovens do ensino médio, a partir de uma revisão de literatura. Este caracteriza-se como pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica. Utilizou-se as bases eletrônicas de dados: Portal da CAPES, Scielo, Bireme, Pepsic e Google Acadêmico. Não se determinou um período de tempo para a seleção da bibliografia. Sobre o referido assunto, observa-se uma escassez de conteúdo relacionado. Não porque o tema seja pouco relevante, mas, talvez, pouco se atente para às contribuições que a arteterapia pode oferecer à educação, como por exemplo, suprir às necessidades de promoção de saúde mental que os jovens do nível médio necessitam nessa fase complexa de vida. Nesse sentido, a arteterapia pode vir ajudá-los no desenvolvimento humano integral, pelo potencial criativo e transformador presente na arte. Esta (arte), portanto, torna-se uma excelente ferramenta a auxiliá-lo na compreensão de seu mundo interno, possibilitando, dentre outras coisas, o desenvolvimento de sua autoestima, autonomia, bem como de uma relação saudável com os outros e com o meio.
Palavras-chaves: Arteterapia; Ensino médio; Interdisciplinaridade; Saúde mental; Humanidades.
Referências
AATESP (Associação de Arteterapia do Estado de São Paulo). A formação em Arteterapia no Brasil: contextualização e desafios. Textos do III Fórum Paulista de Arteterapia. - São Paulo: Associação de Arteterapia do Estado de São Paulo, 2010.
BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Portugal: Edições 70, 2002.
CAPUCHO, M. Arteterapia: a arte como recurso terapêutico para a expressão de conteúdos inconscientes. Monografia (graduação), Departamento de Psicologia, Universidade de Taubaté. São Paulo, 1-65, 2020.
CARVALHO, M.; ANDRADE, L. A. Breve histórico do uso da arte em psicoterapia. In: M.Carvalho (org.). A arte cura? Recursos artísticos em psicoterapia. Campinas, SP: Editorial Psy II, 1995. 27-38.
CIORNAI, S. Arte-terapia: o resgate da criatividade na vida. In: M.Carvalho (Org.), A arte cura? Recursos artísticos em psicoterapia. Campinas, SP: Editorial Psy II, 1995. 59-63.
CIORNAI, S. Percursos em arteterapia: arteterapia gestáltica, arte em psicoterapia, supervisão em arteterapia. São Paulo: Summus, 2004.
CHERÉM, A.L. A arteterapia como facilitadora no processo de inclusão. Monografia (Especialização), AVM - Faculdade Integrada. Rio de janeiro, 1-50. 2015.
ESTANISLAU, G.; BRESSAN, R. (Org.). Saúde mental na escola: o que os educadores devem saber. Porto Alegre: Artmed, 2014.
FADIMAN, J.; FRAGER, R. Teorias da personalidade. São Paulo: Harbra, 1986.
FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
GROLLI, V.; WAGNER, M.; DALBOSCO, S. Sintomas Depressivos e de Ansiedade em Adolescentes do Ensino Médio. Revista de Psicologia da IMED, Passo Fundo, v. 9, n. 1, 87-103, 2017.
JUNG, C. A natureza da Psique. Obras Completas, Rio de Janeiro: Vozes, 2000.
KOEHLER, S.; GONZALES, N.; MARPICA, J. A escola como promotora da saúde mental e do bem-estar juvenil: oficinas pedagógicas com adolescentes. Desidades, Rio de Janeiro, n.29, 168-185, 2021.
LEWIN, R. Evolução Humana. São Paulo: Atheneu Editora, 1999.
MARTINS, M. Arteterapia com adolescentes: Uma proposta de intervenção. Dissertação, Pós-Graduação em Psicologia Educacional, Centro Universitário FIEO, Osasco: SP, 2011.
MARRA, A.P.; RABELO, A.P.; DÂMASO, L.; RAMOS, M.T. Arteterapia e saúde mental: uma revisão bibliográfica. E-RAC. Uberlândia: MG, v. 8, n. 1, 1-22, 2018.
MARINHO, M. Arteterapia e Arte Educação: convergências e divergências. Monografia (graduação), Universidade Cândido Mendes, 1-41, Rio de Janeiro, 1-41, 2004.
MELLO, M. A arte e a arteterapia na educação. Revista SL Educacional, São Paulo, v. 24, n. 1, 331-349, 2021.
OLIVER, L. Psicopedagogia e Arteterapia. Teoria e prática na aplicação em clínicas e escolas. Rio de Janeiro: Wak, 2008.
REIS, A. Arteterapia: a arte como instrumento no trabalho do Psicólogo. Psicologia: Ciência e Profissão [online], v. 34, n. 1, 142-157, 2014.
SÁ, D.; BORDIN, I.; MARTIN, D.; PSULA, C. Fatores de risco para problemas de saúde mental na infância/adolescência. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 26, n. 4, 643-652, 2010.
SOUZA, T.; ALMEIDA, A.C.; FERNANDES, A.; CID, M.F. Promoção em saúde mental de adolescentes em países da América Latina: uma revisão integrativa da literatura. Ciência Saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 26, n. 7, 2575-2586, 2021.
VALLE, L. Psicologia Escolar: Um duplo desafio. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 23, n.1, 22-29, 2003.
VASQUES, M. A Arteterapia como Instrumento de Promoção Humana na Saúde Mental. Dissertação Mestrado, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2009.
VIEIRA, A.; AERTS, D.; CÂMARA, S.; SCHUBERT, C.; GEDRAT, D.; ALVES, G. A escola enquanto espaço produtor da saúde de seus alunos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (RIAFE), v. 12, n. 2, p. 916-932, 2017.