Contribuições da arteterapia para a educação de jovens do ensino médio

uma revisão de literatura

Autores

Resumo

O presente trabalho tem por objetivo investigar as contribuições da arteterapia para a educação de jovens do ensino médio, a partir de uma revisão de literatura. Este caracteriza-se como pesquisa qualitativa de revisão bibliográfica. Utilizou-se as bases eletrônicas de dados: Portal da CAPES, Scielo, Bireme, Pepsic e Google Acadêmico. Não se determinou um período de tempo para a seleção da bibliografia. Sobre o referido assunto, observa-se uma escassez de conteúdo relacionado. Não porque o tema seja pouco relevante, mas, talvez, pouco se atente para às contribuições que a arteterapia pode oferecer à educação, como por exemplo, suprir às necessidades de promoção de saúde mental que os jovens do nível médio necessitam nessa fase complexa de vida. Nesse sentido, a arteterapia pode vir ajudá-los no desenvolvimento humano integral, pelo potencial criativo e transformador presente na arte. Esta (arte), portanto, torna-se uma excelente ferramenta a auxiliá-lo na compreensão de seu mundo interno, possibilitando, dentre outras coisas, o desenvolvimento de sua autoestima, autonomia, bem como de uma relação saudável com os outros e com o meio.

Palavras-chaves: Arteterapia; Ensino médio; Interdisciplinaridade; Saúde mental; Humanidades.

Biografia do Autor

Cristiano Matana, Universidade Franciscana (UFN)

Mestrando em Ensino de Humanidades e Linguagens na Universidade Franciscana (UFN). Especialista em Psicanálise pela Faculdade Facuminas (FACUMINAS).

Janaína Pereira Pretto Carlesso , Universidade Franciscana (UFN)

Doutora em Educação em Ciências: Química da Vida e Saúde pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Professora Adjunta II na Universidade Franciscana (UFN).

Félix Miguel Nascimento Guazina, Universidade Franciscana (UFN)

Doutor em Psicologia Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Professor na Universidade Franciscana (UFN) e coordenador da residência multiprofissional de saúde mental da UFN. É tutor de núcleo da Psicologia das residências de Infecto e Neurologia e Reabilitação Física.

Referências

AATESP (Associação de Arteterapia do Estado de São Paulo). A formação em Arteterapia no Brasil: contextualização e desafios. Textos do III Fórum Paulista de Arteterapia. - São Paulo: Associação de Arteterapia do Estado de São Paulo, 2010.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Portugal: Edições 70, 2002.

CAPUCHO, M. Arteterapia: a arte como recurso terapêutico para a expressão de conteúdos inconscientes. Monografia (graduação), Departamento de Psicologia, Universidade de Taubaté. São Paulo, 1-65, 2020.

CARVALHO, M.; ANDRADE, L. A. Breve histórico do uso da arte em psicoterapia. In: M.Carvalho (org.). A arte cura? Recursos artísticos em psicoterapia. Campinas, SP: Editorial Psy II, 1995. 27-38.

CIORNAI, S. Arte-terapia: o resgate da criatividade na vida. In: M.Carvalho (Org.), A arte cura? Recursos artísticos em psicoterapia. Campinas, SP: Editorial Psy II, 1995. 59-63.

CIORNAI, S. Percursos em arteterapia: arteterapia gestáltica, arte em psicoterapia, supervisão em arteterapia. São Paulo: Summus, 2004.

CHERÉM, A.L. A arteterapia como facilitadora no processo de inclusão. Monografia (Especialização), AVM - Faculdade Integrada. Rio de janeiro, 1-50. 2015.

ESTANISLAU, G.; BRESSAN, R. (Org.). Saúde mental na escola: o que os educadores devem saber. Porto Alegre: Artmed, 2014.

FADIMAN, J.; FRAGER, R. Teorias da personalidade. São Paulo: Harbra, 1986.

FREIRE, P. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.

GROLLI, V.; WAGNER, M.; DALBOSCO, S. Sintomas Depressivos e de Ansiedade em Adolescentes do Ensino Médio. Revista de Psicologia da IMED, Passo Fundo, v. 9, n. 1, 87-103, 2017.

JUNG, C. A natureza da Psique. Obras Completas, Rio de Janeiro: Vozes, 2000.

KOEHLER, S.; GONZALES, N.; MARPICA, J. A escola como promotora da saúde mental e do bem-estar juvenil: oficinas pedagógicas com adolescentes. Desidades, Rio de Janeiro, n.29, 168-185, 2021.

LEWIN, R. Evolução Humana. São Paulo: Atheneu Editora, 1999.

MARTINS, M. Arteterapia com adolescentes: Uma proposta de intervenção. Dissertação, Pós-Graduação em Psicologia Educacional, Centro Universitário FIEO, Osasco: SP, 2011.

MARRA, A.P.; RABELO, A.P.; DÂMASO, L.; RAMOS, M.T. Arteterapia e saúde mental: uma revisão bibliográfica. E-RAC. Uberlândia: MG, v. 8, n. 1, 1-22, 2018.

MARINHO, M. Arteterapia e Arte Educação: convergências e divergências. Monografia (graduação), Universidade Cândido Mendes, 1-41, Rio de Janeiro, 1-41, 2004.

MELLO, M. A arte e a arteterapia na educação. Revista SL Educacional, São Paulo, v. 24, n. 1, 331-349, 2021.

OLIVER, L. Psicopedagogia e Arteterapia. Teoria e prática na aplicação em clínicas e escolas. Rio de Janeiro: Wak, 2008.

REIS, A. Arteterapia: a arte como instrumento no trabalho do Psicólogo. Psicologia: Ciência e Profissão [online], v. 34, n. 1, 142-157, 2014.

SÁ, D.; BORDIN, I.; MARTIN, D.; PSULA, C. Fatores de risco para problemas de saúde mental na infância/adolescência. Psicologia: Teoria e Pesquisa, v. 26, n. 4, 643-652, 2010.

SOUZA, T.; ALMEIDA, A.C.; FERNANDES, A.; CID, M.F. Promoção em saúde mental de adolescentes em países da América Latina: uma revisão integrativa da literatura. Ciência Saúde coletiva, Rio de Janeiro, v. 26, n. 7, 2575-2586, 2021.

VALLE, L. Psicologia Escolar: Um duplo desafio. Psicologia: Ciência e Profissão, v. 23, n.1, 22-29, 2003.

VASQUES, M. A Arteterapia como Instrumento de Promoção Humana na Saúde Mental. Dissertação Mestrado, Universidade Estadual Paulista, São Paulo, 2009.

VIEIRA, A.; AERTS, D.; CÂMARA, S.; SCHUBERT, C.; GEDRAT, D.; ALVES, G. A escola enquanto espaço produtor da saúde de seus alunos. Revista Ibero-Americana de Estudos em Educação (RIAFE), v. 12, n. 2, p. 916-932, 2017.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)