Estágio de docência: reflexões na/da formação inicial de professores

Autores

  • Cláudia Camila do Nascimento da Silva Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Edevania Nogueira Cordeiro Universidade Federal do Pará (UFPA)
  • Valéria Risuenho Marques Universidade Federal do Pará (UFPA)

Resumo

Este trabalho tem como objetivo relatar e refletir sobre as atividades pedagógicas desenvolvidas durante a disciplina Estágio de Docência II, de modo particular a proposição de uma sequência de atividades interdisciplinar. Essa disciplina integra a grade curricular do curso de Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens da Universidade Federal do Pará. Envolvemo-nos em atividades de observação, pesquisa, planejamento e regência, sob a supervisão de uma docente da UFPA. Metodologicamente, para este texto, apropriamo-nos de uma abordagem qualitativa (GODOY, 1995), tendo como instrumentos de constituição de dados empíricos, os registros feitos em diário de bordo e em imagens capturadas durante tais atividades. Dessa experiência depreendemos que o estágio docente permite repensar, refletir e desenvolver estratégias para o trabalho em sala de aula. No que se refere à proposição interdisciplinar, carecemos de reformar nossas posturas e práticas para enxergarmos e encaminharmos propostas em que os conhecimentos sejam integrados sem hierarquia.

Palavras-chaves: Estágio supervisionado; Formação inicial; Interdisciplinaridade.

Biografia do Autor

Cláudia Camila do Nascimento da Silva, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduada em Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Edevania Nogueira Cordeiro, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Graduada em Licenciatura Integrada em Ciências, Matemática e Linguagens pela Universidade Federal do Pará (UFPA)

Valéria Risuenho Marques, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Doutora em Educação em Ciências e Matemáticas pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Docente do Instituto de Educação Matemática e Cientítica pela Universidade Federal do Pará (UFPA).

Referências

BELINKY, T. A cesta da Dona Maricota. São Paulo: Paulinas, 2012.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

FAZENDA, I. Interdiciplinaridade - Transdisciplinaridade: visões culturais e epistemológicas e as condições de produção. Interdisciplinaridade, São Paulo, v.1, n. 2, 2012.

FAZENDA, I. Interdisciplinaridade: história, teoria e pesquisa. Campinas: Papirus, 2011.

GODOY, A. S. Introdução à pesquisa qualitativa e suas possibilidades. RAE - Revista de Administração de Empresas, São Paulo, v.35, n.2, p.57-63, 1995.

LOPES, C. E. O ensino da estatística e da probabilidade na educação básica e a formação dos professores. Cad. Cedes, Campinas, v.28, n.74, p.57-73, 2008.

MORIN, E. A cabeça bem-feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. 7a ed. Trad.: Eloá Jacobina. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2002.

MOURA, A.; LIMA, M. A reinvenção da roda: roda de conversa: um instrumento metodológico possível. Rev. Temas em Educação, v.23, n.1, p. 98-106, 2014.

PARÁ. Decreto n. 609, 16 de março de 2020. Dispõe sobre as medidas de enfrentamento, no âmbito do Estado do Pará, à pandemia do corona vírus COVID-19. Diário Oficial do Estado do Pará, Belém/PA, 2020.

PIMENTA, S. G. Formação de professores: saberes da docência e identidade do professor. Rev. Faculdade de Educação, São Paulo, v. 22, n. 2, p. 72-89, 1996.

PIMENTA, S. G.; LIMA, M. S. L. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poíesis, v. 3, n. 3 e 4, p. 5-24, 2005/2006.

RAYMUNDO, G. M. Prática de Ensino e o Estágio Supervisionado na construção dos saberes necessários à docência. Olhar de Professor, v. 16, n. 2, p. 357–374, 2015.

SACRISTÁN, G. Os professores como Planejadores. In: SACRISTÁN, G.; GÓMEZ, A. Compreender e transformar o ensino. São Paulo: Artmed, 2007, p. 271-293.

SANTHIAGO, N. Contribuições da contação de história no processo de ensino-aprendizagem com foco no ciclo de alfabetização. Pró-Discente: Caderno de Produção Acadêmico-Científica. Vitória/ES, v. 24, n. 1, p. 55-75, jan/jun. 2018.

TARDIF, M. Saberes docentes e formação de professores. Petrópolis: Vozes, 2010.

Downloads

Publicado

2023-12-29

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)