Apreensibilidade da informação online em saúde: comparando percepções humanas e computacionais

Autores

  • Carine Geltrudes Webber Universidade de Caxias do Sul (UCS) https://orcid.org/0000-0001-7778-6740
  • Paula Cerutti Ferreira Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Asdrubal Falavigna Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Marco Antonio Koff Universidade de Caxias do Sul (UCS)
  • Natalia Lisboa Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Resumo

As habilidades, relacionadas à leitura e compreensão textual, tratam da capacidade humana em entender, assimilar e filtrar dados, nuances e informações contidas em fontes impressas ou digitais. Nota-se, contudo, que textos na área da saúde podem estar mal redigidos ou errôneos, repercutindo negativamente na qualidade de vida dos pacientes. Diversos estudos evidenciam como informações errôneas podem trazer prejuízos a saúde. Neste contexto, realizou-se uma pesquisa exploratória visando comparar a compreensão humana e computacional sobre textos da área da saúde. Na temática de doenças da coluna vertebral, selecionou-se três textos que foram analisados pelo software Spinefind e por 228 voluntários, participantes da pesquisa. Os voluntários consideraram o texto curto e em tópicos como sendo o mais fácil e de mais qualidade. Já textos com vocabulário especializado e longos foram considerados difíceis e pouco informativos. O nível de escolaridade e o estilo da redação textual foram os principais fatores identificados como afetando à compreensão na área da saúde.O auxílio de um software para avaliação textual, tal como o Spinefind,  pode contribuir especialmente para orientar os usuários na escolha das melhores fontes de informação. 

Biografia do Autor

Carine Geltrudes Webber, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutora em Ciência da Computação pela École Doctorale Mathématiques et Informatiques da Universite de Grenoble I Joseph Fourier (UJF/França). Atualmente é Professora Titular na Área de Conhecimento de Exatas e Engenharias da Universiadade de Caxias do Sul (UCS), junto ao Programa de Pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM/UCS).

Paula Cerutti Ferreira, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Bacharel em Sistemas de Informação pela Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Asdrubal Falavigna, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Doutor em Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é professor no curso de Medicina da Universidade de Caxias do Sul (UCS). Também é coordenador da Liga Acadêmica Multidisciplinar de Neurologia-Neurocirurgia, coordenador da Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde na área de Medicina.

 

Marco Antonio Koff, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Graduado em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atualmente é Médico Residente em Neurologia no Hospital São Lucas da PUCRS.

Natalia Lisboa, Universidade de Caxias do Sul (UCS)

Graduada em Medicina pela Universidade de Caxias do Sul (UCS). Atualmente é Clínica Geral.

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Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)