Impacto das redes sociais sobre a insatisfação corporal em meninas adolescentes no Ensino Médio

Autores

  • Camila Clozato Lara Instituto Federal do Paraná (IFPR)
  • Evelyn Mairy Francatto Instituto Federal do Paraná (IFPR)
  • Alexandre da Silva Avíncola Instituto Federal do Paraná - IFPR

Resumo

A construção de um ideal estético de beleza e de padrão corporal pela sociedade de estrutura patriarcal gera, continuamente, mulheres com baixa autoestima e percepções deturpadas da própria imagem. As adolescentes, com o uso massivo das redes sociais e suscetíveis aos conteúdos fornecidos por influenciadoras digitais, constituem um público altamente vulnerável às pressões estéticas. O consumo desses conteúdos, bem como a construção psicológica da insatisfação, coloca as adolescentes em risco de desenvolvimento de transtornos alimentares, como anorexia, e transtornos da saúde mental, como depressão. Este trabalho teve como objetivo avaliar o impacto das mídias sociais sobre a insatisfação corporal. Alunas do ensino médio do Instituto Federal do Paraná (IFPR) foram consultadas sobre sua relação com as redes sociais e sua percepção corporal. Constatou-se uma forte influência das mídias em sua construção de imagem corporal e ideário de beleza. Esse trabalho contribuiu para o desenvolvimento de consciência da percepção corporal e dos padrões estéticos para as meninas adolescentes e a relação das mídias sociais e o desenvolvimento da autoimagem.

Biografia do Autor

Camila Clozato Lara, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Doutora em Ciências pela Universidade de São Paulo, bióloga licenciada pela Universidade Federal de Minas Gerais, e docente da área de Biologia no Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Evelyn Mairy Francatto, Instituto Federal do Paraná (IFPR)

Acadêmica do Curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Alexandre da Silva Avíncola, Instituto Federal do Paraná - IFPR

Mestre em Química Analítica pela Universidade Estadual de Maringá, graduado pela mesma instituição. Docente da área de Química no Instituto Federal do Paraná.

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Publicado

2022-12-22

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)