O começo, o meio e o fim
estratégias para o envolvimento e a formação do leitor competente
Resumo
A literatura tem um papel fundamental no processo da aprendizagem dos alunos. O contato com a leitura, além de ampliar e formar, potencializa seus horizontes prepara-os para a vida. Para tanto, esta pesquisa tem como objetivos contribuir para a formação de leitores competentes, despertar o interesse pela literatura infantil e ampliar o repertório de histórias dos participantes. Os procedimentos metodológicos utilizados neste estudo são de natureza qualitativa e aplicada. No que tange, aos procedimentos técnicos, foi feita uma breve revisão documental das leis que regem a Educação Infantil e bibliográfica sobre literatura e letramento emergente. A seguir, foi realizada leitura mediada de onze obras, com a utilização de estratégias de leitura PEER, CROWD e RECALL com oito alunos da educação infantil com idades entre 3 e 4 anos. Ao final da pesquisa, foi constatado que os participantes ampliaram seu vocabulário e desenvolveram sua fala, apresentaram ordem e continuidade em sequências narrativas, passaram a demonstrar maior interesse por atividades de leitura e passaram de ouvintes a contadores de histórias.
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