A atuação do pedagogo na classe hospitalar

Autores

Resumo

A classe hospitalar atua no aprendizado do hospitalizado para garantir seu direito a educação sem interrupções. Este estudo analisou o trabalho de pedagoga na classe hospitalar de um hospital público do Distrito Federal, buscando compreender sua atuação na educação e saúde de crianças hospitalizadas. Para isso foi realizada uma pesquisa qualitativa de estudo de caso, com a colaboração de uma pedagoga que trabalhava na classe hospitalar de um hospital público do Distrito Federal. As ferramentas utilizadas para produção e coleta de dados foram: questionário, observação das aulas e entrevista. Verificamos que as atividades pedagógicas na classe hospitalar atenuam os problemas ocasionados pela internação. O pedagogo contribui para o resgate da subjetividade da criança, diminuindo as dificuldades do afastamento da escola; favorece a compreensão da doença, auxiliando na adaptação ao ambiente hospitalar. Assim, avaliamos que o pedagogo em classe hospitalar é imperativo para que crianças possam se desenvolver cognitivamente durante a internação.

Biografia do Autor

Carolina Conceição Prado, Universidade de Brasília (UnB)

Doutoranda em Educação em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Educação em Ciência Universidade de Brasília (UnB). Mestre em Ciências da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB). 

Ana Cristina da Silva Mendes, Senac/DF

Especialista em Educação e Promoção da Saúde pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é professora do SENAC/DF no campo da Educação Profissional.

Gerson de Souza Mol, Universidade de Brasília (UnB)

Pós-doutor em Química pela Universidade de Aveiro (UA/Portugal). Doutor em Química pela Universidade de Brasília (UnB). Atualmente é professor do Instituto de Química da Universidade de Brasília (UnB), atuando junto ao Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência (PPGEC/UnB) e ao Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências (PPGEDUC/UnB). Editor da Revista da Sociedade Brasileira de Ensino de Química (SBEnQ). Consultor da Capes, CNPq e agências de fomento. Ex-Presidente da Sociedade Brasileira de Ensino de Química - SBEnQ (jul/2018 - abr/2021).

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Publicado

2021-12-20

Edição

Seção

Artigos (temáticas livres)