INFOGRÁFICOS COMO ELEMENTO DE MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA

Janaína de Arruda Carilo Schmitt, Tiago Saidelles, Cláudia Smaniotto Barin, Ricardo Machado Ellensohn, Leila Maria Araújo Santos

Resumo


O trabalho visa discutir as potencialidades de atividades de estudo autorais como ferramenta para construção de saberes. Apoiados na pesquisa-ação, planejou-se, implementou e avaliou-se a atividade de estudo Infográficos para a construção do conhecimento sobre o Princípio de Le Chatelier. Participaram da pesquisa, 55 estudantes de Agronomia, regularmente matriculados na disciplina de Química. Foram instrumentos de coleta de dados a atividade de estudo proposta e um survey investigativo. Os infográficos produzidos foram compartilhados num grupo fechado na rede social Facebook. Os resultados obtidos, permitem estimar a potencialidade do uso de ferramentas de autoria na produção de saberes, juntamente com o compartilhamento dos produtos, visto que reforçam a abordagem do assunto a cada nova postagem. No entanto, tornar os estudantes sujeitos ativos do processo ainda é um desafio, nesse sentido, aliar os recursos das tecnologias pode ser uma forma de inovar e flexibilizar o aprendizado, estimulando as capacidades cognitivas dos estudantes.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

________________________________________________

Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576