O USO COMBINADO DAS METODOLOGIAS JUST-IN-TIME TEACHING E PEER INSTRUCTION NO ENSINO MÉDIO: UMA PROPOSTA PARA O ENSINO DE SOLUÇÕES

Thaygra Severo Bernardes, Juliana Rodrigues dos Anjos, Cristian Eduardo da Rosa, Agostinho Serrano de Andrade Neto

Resumo


O ensino de Química ainda vem sendo construído a partir de atividades que levam à memorização de informações, fórmulas e conhecimentos que limitam o aprendizado dos alunos e colaboram para a desmotivação em aprender e estudar Química. A fim de estimular a autonomia, a criticidade e a cooperação entre os estudantes, a integração de tecnologias educacionais ao ensino motiva o desenvolvimento de um ambiente escolar mais dinâmico e contextual. Pensando nisto, este trabalho objetivou investigar como ocorre a aprendizagem de uma turma do 2º ano do Ensino Médio ao se desenvolver aulas de Química com características de blended learning, utilizando de forma integrada as metodologias ativas Just-in-Time Teaching (JiTT) e Peer Instruction (PI). Analisando-se os dados obtidos, verificou-se que a estratégia didática elaborada contribuiu não apenas para o aprendizado do conteúdo de Soluções, como também para o introduzir o hábito do estudo prévio às aulas e a cooperação entre os colegas.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

________________________________________________

Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576