TECNOLOGIAS DIGITAIS ASSISTIVAS ALIADAS A METODOLOGIAS ATIVAS DE APRENDIZAGEM

Autores

  • Sidnei Renato Silveira
  • Cristiano Bertolini
  • Fábio José Parreira
  • Antônio Rodrigo de Vit
  • Guilherme Bernardino da Cunha

Resumo

Este artigo apresenta uma proposta para aliar metodologias ativas de aprendizagem, Tecnologias Digitais da Informação e da Comunicação (TDICs) e tecnologias digitais assistivas, visando incluir pessoas com deficiência e contribuir para o aprimoramento dos processos de ensino e de aprendizagem. O grupo de pesquisa IATE/UFSM (Inteligência Artificial e Tecnologia Educacional da Universidade Federal de Santa Maria) tem se dedicado ao estudo e desenvolvimento de Objetos de Aprendizagem acessíveis, seguindo princípios de design universal e recomendação para a criação de conteúdos acessíveis da W3C.

Downloads

Publicado

2019-12-19

Edição

Seção

Desenvolvimento de materiais educacionais com uso de novas tecnologias