GAMIFICAÇÃO EM MATEMÁTICA: CONTEÚDOS ABORDADOS COM A ESTRATÉGIA POR PROFESSORES PARANAENSES

Luiz Otavio Rodrigues Mendes, Emilly Gonzales Jolandek, Luciane Grossi, Mary Ângela Teixeira Brandalise

Resumo


Na perspectiva de ensinar Matemática com abordagens mais alinhadas ao perfil de seus alunos, os professores acabam buscando novas estratégias. Nesse sentido, destaca-se atualmente a estratégia de ensino gamificação. Com intuito de aperfeiçoar a utilização desta estratégia e contribuir com a prática docente, este artigo tem o objetivo de evidenciar qual conteúdo matemático vem sendo mais abordado com a gamificação no estado do Paraná, bem como averiguar o desenvolvimento de sua aplicação. Como procedimentos metodológicos, buscamos por meio de uma pesquisa bibliográfica desvelar os conteúdos e como eles são aplicados com a gamificação nos processos de ensino e aprendizagem da Matemática. Concomitantemente, realizamos uma pesquisa tipo survey, em que questionamos 171 professores da disciplina de Matemática, sobre quais conteúdos eles mais abordavam com a gamificação. Ao analisarmos qualitativamente os dados destas duas pesquisas, concluímos que o conteúdo matemático mais utilizado com a gamificação no estado do Paraná é o de Conjuntos Numéricos e Operações. Quanto a aplicação, evidenciamos que a utilização mais presente nas pesquisas é a de forma virtual. Outrossim, evidenciamos que as sugestões descritas por Mendes (2019) podem orientar os professores de Matemática quanto a utilização da gamificação em suas aulas

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

________________________________________________

Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576