J’AXO: UMA PROPOSTA INTERDISCIPLINAR PARA DISCUTIR PROBLEMAS AMBIENTAIS

Luana Carla Zanelato do Amaral, Rafael da Cruz Freitas, Juliano Cavalcanti

Resumo


Esse artigo contempla uma proposta de ensino interdisciplinar por meio da metodologia ativa, envolvendo as áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas e Linguagens. A proposta consiste na produção de uma notícia sobre uma temática ambiental pré-determinada, sobre a qual os estudantes são instigados a produzir um texto do tipo redação jornalística, fazer uma reportagem em lócus, produzir uma entrevista com especialista explicando a notícia criada, e fazer uma apresentação nos moldes de um noticiário televisivo. Essa proposta contempla os objetivos do cenário atual da educação, colocando os estudantes como protagonistas no processo ensino-aprendizagem, estabelecendo uma abordagem interdisciplinar, permitindo um trabalho colaborativo, no qual cada aluno assume o direcionamento para a atividade que contempla suas maiores aptidões e interesses. Por meio dessa proposta acredita-se contribuir na construção de saberes interdisciplinares e na contextualização dos saberes científicos, permitindo uma leitura do mundo com os óculos das ciências. E ainda contempla os objetivos do novo ensino médio, o qual já será implementado nas escolas pilotos em 2020 e a partir de 2021 em todas as escolas do Rio Grande do Sul, sendo relevante a realização de atividades que flexibilizem a ação pedagógica com vista em readaptar a prática docente conforme os nortes da nova legislação.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

________________________________________________

Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576