METODOLOGIAS ATIVAS COM RECURSOS DIDÁTICOS NÃO DIGITAIS UTILIZADOS NA PRÁTICA DOCENTE EM EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA

Janaína de Arruda Carilo Schmitt, Cláudia Smaniotto Barin, Leila Maria Araújo Santos

Resumo


Este estudo se desenvolveu junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) da Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado Acadêmico, linha de pesquisa em Inovação para Educação Profissional e Tecnológica. Teve como objetivo Geral- investigar se as Metodologias Ativas, utilizadas com recursos didáticos não digitais na prática docente podem amenizar a falta da tecnologia no Curso Técnico de Secretariado na Escola Estadual de Ensino Médio e Técnico Professora Maria Rocha, localizada em Santa Maria/RS frente escassez de investimentos por parte do estado. Justifica-se por inserir Metodologias Ativas para amenizar ausência tecnológica. Foi utilizado delineamento de estudo de caso de caráter qualitativo. Os dados foram analisados através da estratégia geral baseada nas proposições teóricas e concluímos que a aplicação das Metodologias Ativas com recursos didáticos não digitais exerceu um papel essencial para um ensino participante rompendo com métodos pouco atrativos e minimizando as carências tecnológicas.


Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

________________________________________________

Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576