FERRAMENTAS DIGITAIS, FORTE ALIADA DAS METODOLOGIAS ATIVAS

Gabriel Gallas do Amaral, Diego Rafael de Oliveira, Lucieli Martins Gonçalves Descovi

Resumo


Este trabalho apresenta uma das demonstrações que podem ser realizadas em sala de aula para estudantes de física do Ensino Médio, utilizando a ferramenta GeoGebra. Essa ferramenta tecnológica foi utilizada, durante o componente curricular Introdução à informática, do curso de Licenciatura em Matemática, das Faculdades Integradas de Taquara (FACCAT), no 1º semestre de 2018. A demonstração, surgiu a partir de uma indagação feita pela professora titular, a qual queria saber como nós nos posicionávamos em relação ao papel das tecnologias dentro das salas de aulas. Então optou-se pelo desenvolvimento de uma aplicação prática para o GeoGebra (demonstrando que a tecnologia é aliada do professor, e não uma vilã dentro da sala de aula), a ser introduzida em um conteúdo específico. Como, no mesmo período, além desta disciplina, parte dos autores também estavam cursado o componente curricular Física II, o tema escolhido foi visando integrar as duas disciplinas, promovendo a interdisciplinaridade. Como consequência disso, a rotina proposta para a atividade, foi a exposição de alguns conceitos envolvidos em ondulatória, já que esta parte da Física, trata de um tema bastante complexo, visto que não conseguimos ver a maioria das ondas a olho nu. A pesquisa é de cunho qualitativo e se caracteriza em uma pesquisa-ação. Os resultados são satisfatórios pois é possível destacar a aprendizagem significativa e visualização de conceitos a partir da manipulação da ferramenta, que por sua vez, transforma-se num meio facilitador na construção e validação dos conceitos.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


 

________________________________________________

Redin - Revista Educacional Interdisciplinar

ISSN: 2594-4576