A evolução dos processos contábeis com as novas tecnologias: estudo de caso em uma indústria metalúrgica no Vale do Paranhana No Rio Grande do Sul

Autores

  • Tânia Márcia Scherer
  • Dorneles Sita Fagundes

Resumo

Os processos contábeis, bem como os profissionais da área, vêm se desenvolvendo e evoluindo com as mudanças tecnológicas, as quais tem conquistado maior espaço a cada dia. Para compreender melhor essa evolução, realizou-se uma pesquisa qualitativa e exploratória, com delineamento no estudo de caso em uma indústria metalúrgica instalada no Vale do Paranhana, no Estado do Rio Grande do Sul. Para dar embasamento ao estudo, fez-se uma revisão da literatura acerca da história e de alguns conceitos da contabilidade no que tange à evolução dos processos contábeis com a implementação de novas tecnologias, tendo como objetivo geral identificar as diferenças entre os processos contábeis atuais e os empregados desde a concepção da empresa Ferramentas Paraboni Ltda. Já para conhecer os impactos causados pela introdução de novas tecnologias na empresa, realizaram-se entrevistas com profissionais que atuam, ou atuaram no setor contábil da organização, buscando saber qual a sua percepção frente às modificações ocorridas. Após obtidas as informações julgadas relevantes para o estudo, fez-se uma análise interpretativa, cujos resultados mostraram que os processos contábeis da empresa pesquisada evoluíram progressivamente com o uso das novas tecnologias, ficando evidente ainda que a empresa vem inovando permanentemente, tendo uma visão clara das informações, o que proporciona maior agilidade e rapidez nas tomadas de decisões.

Referências

BAIRRO, Darliene Rodrigues de. Sistemas de informação contábil como ferramenta para a tomada de decisão. 2008. 45 p. Monografia (Graduação) – Curso de

Ciências Contábeis da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Paraná, 2008. Disponível em:

. Acesso em: 20 mar. 2017.

BAZZI, Samir. Contabilidade em ação. Curitiba: InterSaberes, 2014.

BEAL, Adriana. Gestão estratégica da informação: como transformar a informação e a tecnologia da informação em fatores de crescimento e de alto desempenho nas organizações. São Paulo: Atlas, 2008.

CHELA, Katherinne Kristinne; SIMÃO, Roni; SERPE Marceli. A evolução da contabilidade: contabilidade manual à tecnológica. 2014. Disponível em: <http://contadores.cnt.br/noticias/artigos/2014/09/30/a-evolucao-da-contabilidade-contabilidade-manual-a-tecnologica.html> Acesso em: 05 mar. 2017.

CHIAVENATO, Idalberto. Iniciação a sistemas, organização e métodos – SO&M. São Paulo: Manole, 2010.

COELHO, Cláudio Ulysses Ferreira; LINS, Luis dos Santos. Teoria da contabilidade: abordagem contextual, histórica e gerencial. São Paulo: Atlas, 2010.

COTRIN, Anderson Meira, SANTOS, Aroldo Luiz dos; JUNIOR Laerte Zotte. A evolução da contabilidade e o mercado de trabalho para o contabilista. Revista Conteúdo, Capivari, v.2, n.1, jan./jul. 2012. Disponível em:

<http://www.conteudo.org.br/index.php/conteudo/article/viewFile/70/63> Acesso em: 27 mar. 2017.

DE SORDI, José Osvaldo. Gestão por processos: uma abordagem da moderna administração. 2. ed. São Paulo: Saraiva. 2008.

FERRAMENTAS PARABONI LTDA. Arquivos da empresa. Riozinho, 2017.

FRANCO, Hilário. Contabilidade Geral. 23. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projeto de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2002.

HISTÓRIA DA CONTABILIDADE. Prensa. Disponível em: <http://hcontabilidade.blogspot.com.br/p/curiosidades_24.html>. Acesso em: 15 mar. 2017.

ILARINO, Samira; SOUZA, Marta Alves de. Sped (Sistema Público de Escrituração Digital): Impactos da sua Implantação na Empresa XX. Revista Científica do Departamento de Ciências Jurídicas, Políticas e Gerenciais do UNI-BH, Belo Horizonte, vol. III, n. 1, jul-2010. Disponível em: . Acesso em: 26 mar. 2017.

IUDÍCIBUS, Sérgio de. Teoria da contabilidade. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1987.

JUNG, Carlos Fernando. Metodologia para Pesquisa & Desenvolvimento: aplicada a novas tecnologias, produtos e processos. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2004.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS Eva Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.

MARION, José Carlos. Contabilidade empresarial. 15. ed. São Paulo: Atlas 2009.

MARTINS, Fernando. Os impactos do avanço tecnológicos nas empresas de contabilidade da cidade de Cascavel – Paraná. 2010. 65 p. Monografia (Graduação) – Curso de Bacharel de Computação da Universidade Estadual do Oeste do Paraná UNIOESTE, Paraná, 2010. Disponível em:

<http://www.inf.unioeste.br/~tcc/2010/TCC-Fernando%20Martins.pdf>. Acesso: 25 mar. 2017.

MIRANDA, Leonardo Prado. A influência da evolução da tecnologia da informação para os profissionais e escritórios de contabilidade: um estudo de caso. 2015. Artigo (Graduação) – Curso de Ciências Contábeis, Universidade Federal do

Rio Grande do Sul – UFRGS, Porto Alegre, 2015.Disponível em:<http://www.lume.ufrgs.br/handle/10183/140680> Acesso em: 10 mar. 2017.

MUSEU ITINERANTE DA CONTABILIDADE. Imagem capturada em 14 set. 2017, Gramado/RS.

OLIVEIRA, Edson. Contabilidade informatizada: teoria e prática. 4. ed. São Paulo: Atlas, 2006.

PIO, Vivian. Contabilidade para todos. 2014. Disponível em: <http://contabilidadeparatodosuna.blogspot.com.br/2014/05/a-historia-da-contabilidade.html>. Acesso em 21 de set. 2017.

PORTAL DA NOTA FISCAL ELETRÔNICA. Secretária da Fazenda do Rio Grande do Sul: Histórico da Nota Fiscal Eletrônica. Disponível em:

<https://www.nfe.fazenda.gov.br/portal/sobreNFe.aspx?tipoConteudo=HaV+iXy7HdM=> Acesso em: 29 mar. 2017.

PORTAL DO CFC: Área de interesse: SPED. Disponível em:

<http://www.portalcfc.org.br/coordenadorias/camara_tecnica/projetos/sped/> Acesso em: 24 mar. 2017.

REZENDE, Denis Alcides; ABREU, Aline França de. Tecnologia da informação: aplicada a sistemas de informação empresariais. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2001.

SÁ, Antônio Lopes de. Teoria da contabilidade. São Paulo: Atlas, 1998.

______. Antônio Lopes de. História geral da contabilidade no Brasil. Brasília: Conselho Federal de contabilidade, 2008.

SANTOS, Maria Lúcia dos; SOUZA, Marta Alves de: A importância do profissional contábil na contabilidade gerencial: uma percepção dos conselheiros do CRC/MG. 2009. Disponível em:

<http://revistas.unibh.br/index.php/dcjpg/article/viewFile/56/33>. Acesso em: 27 mar. 2017.

SCHMIDT, Paulo. História do Pensamento Contábil. Porto Alegre: Bookman, 2000.

SILVA, Antônio Carlos Ribeiro da; MARTINS, Wilson Thomé Sardinha. História do pensamento contábil com ênfase na história da contabilidade brasileira. Curitiba: Juruá, 2007.

SILVA, Edna Lúcia da; MENEZES, Estera. Muszkat. Metodologia da Pesquisa e Elaboração de Dissertação. 3. ed. Florianópolis: Laboratório de Ensino a Distância da UFSC, 2001.Disponível em: <http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/ppgcb/files/2011/03/Metodologia-da-Pesquisa-3a-edicao.pdf>. Acesso em: 27 mar. 2017.

TREIN, Aline. A evolução da contabilidade e os avanços tecnológicos. Trabalho de Conclusão (Graduação) - Curso de Graduação em Ciências Contábeis, Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT, Taquara. 2014.

Downloads

Publicado

2018-01-29

Edição

Seção

Artigos