A controladoria estratégica como ferramenta à tomada de decisões

Autores

  • Rafael Nikolay
  • Sergio Antonio Nikolay

Resumo

A controladoria serve como base para a tomada de decisão dos gestores. Ainda pouco utilizada nas empresas de pequeno e médio porte, esse setor é fundamental para a compilação das informações e elaborações de relatórios gerenciais. O atual mercado exige que as tomadas de decisões sejam ágeis, rápidas e com o mínimo de probabilidade de erros, premissa que reforça a atuação do setor de controladoria como auxilio aos gestores com informações previstas e realizadas na empresa. Neste mesmo cenário, a eficiência em todos os setores da empresa aliada à imediata tomada de decisões, reflete diretamente no resultado da organização. O presente estudo tem o objetivo de analisar os métodos de controle e a utilização da controladoria como estratégia para a tomada de decisões nas empresas privadas do Vale do Paranhana-RS, além de levantar e analisar os métodos de controle,  propor um modelo de painel de controle que possa compilar as informações que permitem a análise, o planejamento, a redução de custos, o aumento da lucratividade, assim como melhorar a eficiência de seu negócio. Para a realização deste artigo foi efetuada uma pesquisa quantitativa com delineamento bibliográfico e descrito em um universo de trinta empresas privadas do Vale do Paranhana-RS. Com os resultados obtidos, pode-se afirmar que a controladoria serve de base à tomada de decisões, e que o painel de controle é uma das principais ferramentas do controller, pois unifica as informações coletadas entre os setores da empresa e facilita a demonstração dos resultados aos gestores.

Referências

ASSAF NETO, Alexandre. GUASTI LIMA, Fabiano. Fundamentos da administração financeira. São Paulo/RS. Ed. Atlas, 2010.

ATKINSON, Anthony A., BANKER, Rajiv D., KAPLAN, Robert S., YOUNG, S. Mark. Contabilidade Gerencial. São Paulo/SP, Ed. Atlas, 2000.

BNDES – Consulta ao site

http://www.bndes.gov.br/wps/portal/site/home/financiamento/guia/porte-de-empresa

CAGGIANO, Paulo Cesar. FIGUEIREDO, Sandra. Controladoria – Teoria e Prática. São Paulo/SP, Ed. Atlas S.A., 2006.

COSTA, Ana Paula Paulino. Artigo: Contabilidade Gerencial: Um estudo sobre a contribuição do Balanced Scorecard. São Paulo/SP, 2001.

FRIES, Lauri Natalicio. Contabilidade para Estudantes. Taquara/RS. FACCAT, 2002.

GIL, Antônio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1996.

GITMAN, Lawrence J.. Principios da administração financeira. 3a. Edição, São Paulo/RS. Pearson Education do Brasil, 2013.

IUDÍCIBUS, Sérgio. Análise de Balanços. 10a. Edição. São Paulo/SP, Ed. Atlas, 2010.

IUDÍCIBUS, Sérgio. MARTINS, Eliseu. GELBCKE, Ernesto Rubens. SANTOS, Ariovaldo. Manual de Contabildiade Societária. 1a. Ed. 5a. Reimpressão. São Paulo/SP, Ed. Atlas, 2010.

JUNG, Carlos Fernando. Metodologia para Pesquisa & Desenvolvimento. Rio de Janeiro: Axcel Books, 2004.

KAPLAN, Robert S., NORTON, David P.. A estratégia em ação. 16 a. Edição. Rio de Janeiro/RS, Editora Campos, 1997.

_________, Robert S., NORTON, David P.. Organização Orientada para a Estratégia. 8 a. Edição. Rio de Janeiro/RS, Editora Campos, 2001.

LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli E.D.A. – Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: Editora EPU, 1996.

MATARAZZO, Dante C.. Análise Financeira de Balanços. 6a. Edição. São Paulo/SP, Ed. Atlas S/A, 2003.

MORAES, Roberto Tadeu Ramos. Planejamento Estratégico: um bem ou mal necessário?. Rio de Janeiro. Editora fundo de Cultura – Editora Rorense, 2003. Taquara/RS. FACCAT, 2005.

NASCIMENTO, Auster Moreira. REGINATO, Luciano. Controladoria – Um enfoque na eficácia organizacional. São Paulo: Ed. Atlas,

Downloads

Publicado

2017-04-25

Edição

Seção

Artigos