A responsabilidade social do contador expressa no uso das deduções fiscais do imposto de renda

Autores

  • Cristiano Gomes
  • Paulo Roberto de Aguiar von Mengden

Resumo

Este artigo apresenta os resultados de duas pesquisas quali-quantitativas realizadas concomitantemente. Uma delas foi realizada junto aos contadores e técnicos contábeis membros da ACON – Associação de Contadores do Vale do Paranhana, que teve por finalidade identificar o conhecimento, por parte desses profissionais, das possibilidades de uso dos instrumentos de deduções fiscais para a destinação de recursos a instituições de apoio a crianças e adolescentes da região, bem como da sua prática de sugerir essa ação a seus clientes. A outra pesquisa analisou a disposição dos empresários, pessoas físicas e jurídicas, de utilizar-se das deduções fiscais do imposto de renda em favor dessas instituições. Os resultados mostram que ainda há muito a ser feito, principalmente, por parte dos contadores e técnicos contábeis da região do Vale do Paranhana. Assim, o esclarecimento prestado por esses profissionais mostrou ser de fundamental importância quando da tomada de decisão pelos empresários da região, inclusive no momento de optar por fazer a doação ao FUNCRIANÇA.

Referências

BRASIL. Decreto n° 794, de 5 de abril de 1993. Estabelece limite de dedução do Imposto de Renda das pessoas jurídicas, correspondente às doações em favor dos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 6 abr. 1993.

______. Instrução Normativa RFB n° 1.131, de 21 de fevereiro de 2011. Dispõe sobre os procedimentos a serem adotados para fruição dos benefícios fiscais relativos ao Imposto sobre a Renda das Pessoas Físicas nas doações aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente, nas doações aos Fundos do Idoso, nos investimentos e patrocínios em obras audiovisuais, nas doações e patrocínios de projetos culturais, nas doações e patrocínios em projetos desportivos e paradesportivos e na contribuição patronal paga à Previdência Social incidente sobre a remuneração do empregado doméstico. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 22 fev. 2011.

______. Instrução Normativa RFB n° 1.246, de 3 de fevereiro de 2012. Dispõe sobre a apresentação da Declaração de Ajuste Anual do Imposto sobre a Renda referente ao exercício de 2012, ano-calendário de 2011, pela pessoa física residente no Brasil. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 4 fev. 2012.

______. Lei n° 4.320, de 17 de março de 1964. Estatui Normas Gerais de Direito Financeiro para elaboração e controle dos orçamentos e balanços da União, dos Estados, dos Municípios e do Distrito Federal. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 23 mar. 1964.

______. Lei n° 8.069, de 13 de julho de 1990. Dispõe sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente e dá outras providências. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 jul. 1990.

______. Lei n° 8.242, de 12 de outubro de 1991. Cria o Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente (Conanda) e dá outras providencias. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 16 out. 1991.

______. Lei n° 12.213, de 20 de janeiro de 2010. Institui o Fundo Nacional do Idoso e autoriza deduzir do imposto de renda devido pelas pessoas físicas e jurídicas as doações efetuadas aos Fundos Municipais, Estaduais e Nacional do Idoso; e altera a Lei no 9.250, de 26 de dezembro de 1995. Diário Oficial da União, Brasília, DF, 21 jan. 2010.

BREDA, Zulmir (Coord.). Manual de Incentivos Fiscais para investimentos sociais, desportivos e culturais. 4.ed. Porto Alegre: Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, 2011.

BUHRER, Paulo Sérgio. O profissional contábil e a destinação social dos tributos das empresas. Guarapuava: UNICENTRO, 2007.

CONSENZA, J. P. Perspectivas para a Profissão Contábil num Mundo Globalizado – Um estudo a partir da Experiência Brasileira. Revista Brasileira de Contabilidade – RBC, n. 130, jul./ago. 2001.

CFC – Conselho Federal de Contabilidade. Resolução CFC 803/96. Aprova o Código de Ética Profissional do Contador – CEPC. . Acesso em 7 jun. 2012.

IOB – Informações Objetivas. Incentivos Fiscais. Doações aos Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente. Disponível em: <http://www.mp.rs.gov.br/areas/

infancia/arquivos/incentivo_fiscal.pdf>. Acesso em 11 jan. 2012.

NASI, Antonio Carlos. Globalização da economia e as novas tendências da profissão contábil no século XXI. Revista do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, v. 27, n 92, p. 36-43, jan./mar. 1998.

NETO, Douglas Evangelista (Coord.). Fundos dos Direitos da Criança e do Adolescente. Como investir seu imposto de renda em benefício das nossas crianças e adolescentes. Brasília, DF, [s.n.], 2011. 11p.

RIBAS, Marinês et al. Responsabilidade social: um elemento intrínseco ao alinhamento organizacional. Revista do Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, n.139, p. 74-90, dez. 2009.

ROESCH, Sylvia Maria Azevedo. Projetos de Estágio e de Pesquisa em Administração. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2009.

SCHWARTZ, Solange. Responsabilidade social das empresas e os incentivos fiscais de dedução do imposto de renda. Novo Hamburgo: Feevale, 2004.

SOUZA, Carolina Gregio de et al. Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente: uma análise acerca das contribuições ao COMDICA no município de Taquara. Taquara: FACCAT, 2011.

TAQUARA. Prefeitura Municipal. Lei Municipal n° 1.910, de 26 de dezembro de 1995. Dispõe sobre a política municipal dos direitos da criança e do adolescente e dá outras providências.

Downloads

Publicado

2013-03-01

Edição

Seção

Artigos