ECONOMIA CIRCULAR E O OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL Nº 12 DA ORGANIZAÇÃO DAS NAÇÕES UNIDAS

Autores

Resumo

O presente artigo apresenta como problema de pesquisa a economia circular, sob o enfoque da reciclagem de resíduos domésticos como elemento do campo conceitual dos objetivos de desenvolvimento sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) em sua versão no Brasil. O objetivo geral da pesquisa é compreender como a reciclagem de resíduos sólidos se relaciona com a responsabilidade social e a preservação do meio ambiente, compondo a definição de desenvolvimento sustentável. A metodologia da pesquisa é uma análise bibliográfica conceitual exploratória, e sua conclusão é baseada nos resultados da investigação, apontando para uma responsabilidade social intergeracional na preservação do meio ambiente através da economia circular.

 

Palavras-chave: Economia Circular – ODS 12 – Desenvolvimento Sustentável

Biografia do Autor

Fabrício H, Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC

Professor da Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC. Doutor em Informática na Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Email: fabricio.herpich@ufsc.br

Roberto Tadeu Ramos Morais

Professor das Faculdades Integradas de Taquara – FACCAT. Doutor em Desenvolvimento Regional pela Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC.

Publicado

2026-02-10