METAVERSO PARA O ENSINO DE EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

Autores

  • Luís Antônio Licks Missel Machado
  • Thiago Nunes Cestari
  • Adonis Rogério Fracaro
  • Patrícia Fernanda da Silva
  • Liane Margarida Rockenbach Tarouco

Resumo

O artigo apresenta como o ambiente de metaverso pode ser uma ferramenta educacional a ser utilizada no ensino de Educação Financeira a partir do descarte correto de materiais e a reciclagem, proporcionando aos alunos aprender através da colaboração. Através do ambiente de metaverso CoSpaces.Edu. foi criado um cenário interativo sustentável com uma experiência prática educativa que incentivou os alunos a entenderem o valor econômico e ambiental da reciclagem. Diante do estudo pode-se verificar que o uso do metaverso como recurso educacional é eficaz para o desenvolvimento de conteúdos relacionados a Educação Financeira, podendo suprir a atual falta de utilização dessa tecnologia por parte de docentes que abordam esse conteúdo, demonstrando, também, como o ambiente virtual é propício ao Computer Supported Collaborative Learning -CSCL nesse processo de aprendizagem.

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Publicado

2024-01-31

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Artigos