A CONTABILIDADE E O MERCADO DE TRABALHO: O PERFIL DE EMPREGABILIDADE PROFISSIONAL DOS EGRESSOS DO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA FACCAT

Autores

  • Cintia Luana Steigleder
  • Tatiane Pietrobelli Pereira

Resumo

Este estudo tem como objetivo identificar o perfil de empregabilidade dos egressos do curso de Ciências Contábeis da Faccat que colaram grau entre os anos de 2016 e 2021, através de uma pesquisa com abordagem quali-quantitativa, instrumentalizada por meio de um questionário enviado via Google Forms®, para uma população formada por 186 (cento e oitenta e seis) egressos. A amostra é composta por 63 (sessenta e três) formados que responderam às questões. Os resultados demonstram que uma parte significativa dos egressos está empregada, atuando em empresas privadas, sendo essas indústrias e escritórios contábeis, e exerce funções operacionais, isto é, de auxiliares ou assistentes, com faixa salarial entre 3 (três) e 9 (nove) salários-mínimos. É possível concluir que a graduação em Ciências Contábeis na Faccat proporcionou uma evolução salarial para esses egressos profissionais, que passaram, após a conclusão do curso, a ocupar cargos de maior responsabilidade.

Referências

ANTONOVZ, Tatiane. O contador e a ética profissional. 1º. Ed. Curitiba: Intersaberes, 2019.

BRASIL. Ministério da Educação. Apresentação Censo Superior, 2017. Disponível em: https://www.gov.br/mec/pt-br. Acesso em: 19 mar. 2022.

BRASIL. Decreto de lei nº 9.295, de 27 de maio de 1946. Cria o Conselho Federal de Contabilidade, define as atribuições do Contador e do Guarda-livros, e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto-lei/del9295.htm. Acesso em: 19 mar. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Diretrizes curriculares - Cursos de Graduação. Brasília: MEC, 2022. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_content&view=article&id=12991. Acesso em: 17 abr. 2022.

BRASIL. Lei nº 10.406, de 10 de janeiro de 2002. Institui o Código Civil. Disponível em: https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/2002/l10406.htm. Acesso em: 19 mar. 2022.

BRASIL. Lei nº 10.861, de 14 de abril de 2004. Institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES e dá outras providências. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/lei/l10.861.htm. Acesso em: 19 mar. 2022.

BRASIL. Ministério da Educação. Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Brasília: MEC, 2022. Disponível em: https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enade. Acesso em: 19 mar. 2022.

BUSCA SALARIAL. Tabela Cargos e Salários 2022 – Piso Salarial das Profissões. Disponível em: https://www.salario.com.br/tabela-salarial/ Acesso em: 01 ago. 2022.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. Legislação da profissão Contábil. Brasília: CFC, 2003.

CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE. NBC PG 12 (R3): educação profissional continuada. Brasília: CFC, 24 nov. 2017. Disponível em: https://www1.cfc.org.br/sisweb/SRE/docs/NBCPG12(R3).pdf. Acesso em: 02 abr. 2022.

FACCAT. Perfil Institucional. Disponível em: https://www2.faccat.br/portal/?q=node/1084. Acesso em: 05 nov. 2022a.

FACCAT. Curso de Ciências Contábeis. Disponível em: https://contabeis.faccat.br/blog/. Acesso em: 21 de abr. 2022b.

FRIES, Lauri Natálicio. Contabilidade para estudantes. Taquara: FACCAT, 2005.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6. ed. São Paulo: Atlas, 2008.

INSTITUTO BRASILEIRO DE PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO. IBPT lança censo das empresas e entidades brasileiras. Disponível em: https://ibpt.com.br/ibpt-lanca-censo-das-empresas-e-entidades-brasileiras/ Acesso em: 02 ago. 2022.

KOLIVER, Olivio. Uma vida dedicada à cultura e profissão contábil. Porto Alegre: Conselho Regional de Contabilidade do Rio Grande do Sul, 2009.

KOUNROUZAN, Márcia Covaciuc. O perfil do profissional contábil. São Paulo: Faculdades Oswaldo Cruz, 2017. Disponível em: https://www.oswaldocruz.br/download/artigos/social17.pdf. Acesso em: 26 mar. 2022.

LEAL, Edvalda Araújo; SOARES, Mara Alves; SOUSA, Edileusa Godoi. Perspectivas dos formandos do curso de ciências contábeis e as exigências do mercado de trabalho. Revista Contemporânea de Contabilidade, v. 5, n. 10, p. 147-160, 2008. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/contabilidade/article/view/2175-8069.2008v5n10p147. Acesso em: 03 abr. 2022.

LEITE, Paula Lopes; LEITE, Maria Dulcicleide Braga. O Perfil dos Contadores egressos do Curso de Ciências Contábeis da Faculdade de Ciências Humanas e Sociais de Araripina. ID online Revista de Psicologia, v. 13, n. 46, p. 193-211, 2019. Disponível em: https://idonline.emnuvens.com.br/id/article/view/1883. Acesso em: 02 abr. 2022.

LISBOA, Plácido Lázaro. Ética geral e profissional em contabilidade. 2. ed. São Paulo: Atlas, 1997.

LOPES, André Charone Tavares. O guarda-livros e o contador gestor. Blog Contábeis, São Paulo, 2011. Disponível em: https://www.contabeis.com.br/artigos/474/o-guarda-livros-e-o-contador-gestor/. Acesso em: 25 mar. 2022.

MADRUGA, Sérgio Rossi; COLOSSI, Nelson; BIAZUS, Cleber Augusto. Funções e competências gerenciais do contador. Revista de Administração da Universidade Federal de Santa Maria, v. 9, n. 2, p. 182-191, 2016. Disponível em: https://www.redalyc.org/journal/2734/273445843001/html/. Acesso em: 31 mar. 2022.

MARION, José Carlos. Contabilidade básica. 12 ed. São Paulo: Atlas, 2018.

MARQUES, José Roberto. O que significa perfil profissional. Goiânia: Instituto Brasileiro de Coaching, 2020. Disponível em: https://www.ibccoaching.com.br/portal/coaching-carreira/o-que-significa-perfil-profissional/. Acesso em: 30 mar. 2022.

MARTINS, Antônio Matheus de Oliveira; VALENTIM, Isabella Christina Dantas. Mercado de Trabalho Contábil: Uma análise das oportunidades e dificuldades na percepção dos alunos de Ciências Contábeis de uma Instituição de Ensino Superior. Revista Campo do Saber, v. 7, n. 1, 2021. Disponível em: https://periodicos.iesp.edu.br/index.php/campodosaber/article/view/384. Acesso em: 03 abr. 2022.

MASCARENHAS, Sidnei A. Metodologia científica. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2012.

MOLTER, Lorena. CFC e MEC discutem mudanças das diretrizes curriculares para os cursos de graduação em Ciências Contábeis. Brasília: Comunicação CFC, 2022. Disponível em: https://cfc.org.br/noticias/cfc-e-mec-discutem-mudancas-das-diretrizes-curriculares-para-os-cursos-de-graduacao-em-ciencias-contabeis/#:~:text=O%20presidente%20do%20Conselho%20contou,profissionais%20e%20para%20a%20sociedade. Acesso em: 17 abr. 2022.

NASCIMENTO, Erika Simone Dias do. A percepção dos alunos concluintes do curso de ciências contábeis de uma IES pública e uma privada acerca da profissão contábil. Trabalho de Conclusão de Curso (Curso de Ciências Contábeis) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande, 2018. Disponível em: http://dspace.bc.uepb.edu.br/jspui/bitstream/123456789/18401/1/PDF%20-%20Erika%20Simone%20Dias%20do%20Nascimento.pdf. Acesso em: 26 mar.2022.

NEVES JUNIOR, Idalberto José das et al. Perfil do Profissional Contábil: Estudo Comparativo Entre as Exigências do Mercado de Trabalho no Setor Privado e a Formação Oferecida pelos Cursos de Ciências Contábeis do Distrito Federal, Universidade de São Paulo, 2017. Disponível em: https://congressousp.fipecafi.org/anais/17UspInternational/ArtigosDownload/549.pdf. Acesso em: 03 abr. 2022.

PORTULHAK, Henrique; DORNELES, Nathalia Marques. O perfil profissional de egressos do curso de Ciências Contábeis de uma instituição de ensino superior privada. Conhecimento Interativo, v. 12, n. 1, p. 94-114, 2018. Disponível em:http://app.fiepr.org.br/revistacientifica/index.php/conhecimentointerativo/article/view/247. Acesso em: 10 abr. 2022.

RIOS, Ricardo Pereira. Procura pelo curso de contabilidade aumenta. São Paulo, GEN Negócios e Gestão, 2019. Disponível em: https://gennegociosegestao.com.br/procura-pelo-curso-contabilidade/. Acesso em: 19 mar. 2022.

SÁ, Antonio Lopes de. Ética profissional. 10 ed. São Paulo: Atlas, 2019.

SCHLINDWEIN, Antônio Carlos. O ensino de Ciências Contábeis nas Instituições de Ensino da Mesorregião do Vale do Itajaí/SC: uma análise das contribuições curriculares da Resolução CNE/CES N. 10/2004. 2007. 126 f. Dissertação (Mestrado em Ciências Contábeis) – Programa de Pós-Graduação em Ciências, Universidade Regional de Blumenau, Blumenau, 2007. Disponível em: https://bdtd.ibict.br/vufind/Record/FURB_4b281c5fb899952f6731090180ab209f. Acesso em: 19 mar. 2022.

SILVA, Gabriele. 10 cursos de graduação que mais empregam profissionais formados. Blog EducaMais, São Paulo, 2020. Disponível em: https://www.educamaisbrasil.com.br/educacao/carreira/10-cursos-de-graduacao-que-mais-empregam-profissionais-formados. Acesso em: 01 mar. 2022.

SOUSA, Franciele Dias; VISENTIN, Izabela Calegario; SOUZA, Flávia Moreno Alves de. Perfil e a percepção dos egressos do curso de ciências contábeis do UNIDESC sobre sua formação profissional. Revista humanidades e tecnologia, v. 29, n. 1, p. 252-266, 2021. Disponível em: http://revistas.icesp.br/index.php/FINOM_Humanidade_Tecnologia/article/view/1591 Acesso em: 10 abr. 2022.

VIEIRA, Maria das Graças. Ética na profissão contábil. São Paulo: IOB Thomson, 2006.

VILLELA, Carlos. Contabilidade se adaptou aos impactos da pandemia. São Paulo: Ibracon, 2021. Disponível em: http://www.ibracon.com.br/ibracon/Portugues/detNoticia.php?cod=8041&codregional. Acesso em: 03 abr. 2022.

Downloads

Publicado

2023-04-12

Edição

Seção

Artigos