OS FUNDAMENTOS ÉTICOS DA PEDAGOGIA LIBERTADORA SEGUNDO PAULO FREIRE

Autores

  • Jaime José Zitkoski
  • Sérgio Trombetta
  • Júlia Estefani Alves

Resumo

O trabalho  consiste  em  uma  reflexão  teórica  ancorada  na  discussão  da  filosofia  sobre  os  fundamentos  éticos  da  educação.  O  objetivo  central  é  refletir  sobre  a  necessidade  nos  dias  atuais  de  problematizarmos  as  razões  das  crises  que  enfrentamos  no  campo  da  política,  da economia,  da cultura e  da  vida  em  sociedade, para  que  possamos  debater  o  papel  da  educação  e  as  alternativas  de  uma  nova  formação  humana,  para  além  da  mera  funcionalidade  dos  sistemas  hegemônicos.  A  metodologia  de  análise  constitui-se  em  um estudo bibliográfico  a partir da discussão  da  obra  de  Freire  em  diálogo  com  outros  autores  da  contemporaneidade. O  estudo  aponta  que  a  maior  crise  que  sofremos  hoje  é  a  crise  ética.  Ou  seja,  dos  fundamentos  da  civilização  contemporânea,  que não se  sustentam  em  bases  sólidas  diante  dos  desafios mais  radicais postos  para  a  existência  humana e  da  vida  em  sociedade.

Referências

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Paulo Freire: uma vida entre aprender e ensinar. São Paulo: Ideias & Letras, 2017.

BRECHT, Bertolt. Elogio da dialética. Tradução de Edmundo Moniz. In: EBRECHT, Katharina. Antologia poética. Seleção e tradução de Edmundo Moniz. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Elo Editora, 1982. p. 71.

DUSSEL, Enrique. Ética de la Liberación. IN Ética do Discurso e Filosofia da Libertação - Modelos Complementares. São Leopoldo : Unisinos, 1994.

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STRECK, Danilo. REDIN, Euclides, ZITKOSKI, Jaime (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autentica, 2016.

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Publicado

2019-05-06

Edição

Seção

Artigos