OS FUNDAMENTOS ÉTICOS DA PEDAGOGIA LIBERTADORA SEGUNDO PAULO FREIRE
Resumo
O trabalho consiste em uma reflexão teórica ancorada na discussão da filosofia sobre os fundamentos éticos da educação. O objetivo central é refletir sobre a necessidade nos dias atuais de problematizarmos as razões das crises que enfrentamos no campo da política, da economia, da cultura e da vida em sociedade, para que possamos debater o papel da educação e as alternativas de uma nova formação humana, para além da mera funcionalidade dos sistemas hegemônicos. A metodologia de análise constitui-se em um estudo bibliográfico a partir da discussão da obra de Freire em diálogo com outros autores da contemporaneidade. O estudo aponta que a maior crise que sofremos hoje é a crise ética. Ou seja, dos fundamentos da civilização contemporânea, que não se sustentam em bases sólidas diante dos desafios mais radicais postos para a existência humana e da vida em sociedade.Referências
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. Paulo Freire: uma vida entre aprender e ensinar. São Paulo: Ideias & Letras, 2017.
BRECHT, Bertolt. Elogio da dialética. Tradução de Edmundo Moniz. In: EBRECHT, Katharina. Antologia poética. Seleção e tradução de Edmundo Moniz. 2. ed. Rio de Janeiro, RJ: Elo Editora, 1982. p. 71.
DUSSEL, Enrique. Ética de la Liberación. IN Ética do Discurso e Filosofia da Libertação - Modelos Complementares. São Leopoldo : Unisinos, 1994.
______ O Encobrimento do outro. Petrópolis : Vozes, 1993.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do Oprimido. São Paulo : Paz e Terra, 1993.
______ Pedagogia da Esperança. Rio de Janeiro : Paz e Terra, 1994.
______ Pedagogia da Autonomia. São Paulo. : Paz e Terra, 1997.
______ Pedagogia da indignação : Cartas pedagógicas e outros escritos. São Paulo: Editora UNESP, 2000.
STRECK, Danilo. REDIN, Euclides, ZITKOSKI, Jaime (Orgs.). Dicionário Paulo Freire. Belo Horizonte: Autentica, 2016.