O ciclo de vida e o desenvolvimento das microempresas: um estudo do litoral norte gaúcho

Autores

  • Lígia Margarete Mallmann
  • Amanda Pereira Agliardi

DOI:

https://doi.org/10.26767/721

Resumo

Da mesma maneira como acontece com seres humanos, as organizações também possuem ciclos de vida, indo do crescimento até o envelhecimento. O objetivo deste artigo foi o de verificar em que ciclo de vida está o desenvolvimento das microempresas no Litoral Norte. Para a criação do instrumento de coleta de dados, utilizou-se o modelo de ciclo de vida organizacional (CVO) proposto por Adizes, que, além de fazer uma analogia com os ciclos da vida humana, busca identificar o ciclo de vida que a empresa atravessa, para poder resolver os problemas dessa fase, a fim de seguir em direção à maturidade, e, ainda, não entrar em declínio. O crescimento e o envelhecimento das organizações estão vinculados à flexibilidade e à controlabilidade, sendo validados por meio de um diagnóstico aplicado a um conjunto de 35 microempresas do Litoral Norte gaúcho.

Referências

ADIZES, Ichak. Os ciclos de vida das organizações: como e por que as empresas crescem e morrem e o que fazer a respeito. Tradução de Carlos A. Malferrari. São Paulo: Pioneira, 1988.

______. Os ciclos de vida das organizações: como e por que as empresas crescem e morrem e o que fazer a respeito. Tradução de Carlos A. Malferrari. 2. ed. São Paulo: Pioneira, 2002.

ARANTES, Nélio. Sistemas de gestão empresarial: conceitos permanentes na administração de empresas válidas. São Paulo: Atlas, 1998.

CASTRO, Inácio de E. de. Geografia e Política. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, 2005.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: transformando ideias em negócios. 5. ed. Rio de Janeiro: Empreende / LTC, 2014.

DRUCKER, Peter F. Administrando em tempos de grandes mudanças. São Paulo: Pioneira, 1995.

EMPRESOMETRO. Dados estatísticos. Disponível em: <http://empresometro.cnc.org.br/Estatisticas>. Acesso em: 23 jun. 2016.

FEE. Fundação de economia e estatística (2014 - 2016) – Perfil socioeconômico. Disponível em: <http://www.fee.rs.gov.br/perfil-socioeconomico/coredes/detalhe/corede=Litoral>. Acesso em: 17 jun. 2016.

MALLMANN, Lígia Margarete. Gestão Empresarial: o papel das micro e pequenas Empresas no desenvolvimento do Vale do Rio Taquari/RS. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado) – Universidade de Santa Cruz do Sul, Santa Cruz do Sul, 2008.

MINTZBERG, Henry; AHLSTRAND, Bruce; LAMPEL, Joseph. Safári de estratégia: um roteiro pela selva do planejamento estratégico. Porto Alegre: Bookman, 2000.

PAGLIUSO, Antonio Tadeu; CARDOSO, Rodolfo; SPIEGEL, Thais. Gestão organizacional: o desafio da construção do modelo de gestão. Instituto Chiavenato (Org). São Paulo: Saraiva, 2010.

RAFFESTIN, Claude. Por uma geografia do poder. São Paulo: Ática, 1993.

SANTOS, Milton. O retorno do território. In: SANTOS, Milton et al. (Org.). Território: globalização e fragmentação. São Paulo: Hucitec/Anpur, 1994. p. 15-28.

______. Por outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2003.

Downloads

Publicado

2018-01-31

Edição

Seção

Artigos