A contribuição das metodologias ativas na formação do comportamento empreendedor
DOI:
https://doi.org/10.26767/coloquio.222025.3637Resumo
O desenvolvimento tecnológico das últimas décadas desafia os docentes a adotarem novas metodologias para incentivar o protagonismo e uma mentalidade empreendedora dos alunos. Entendendo o desafio que se configura, este estudo teve como objetivo discutir a influência das metodologias ativas na formação do comportamento empreendedor. Trata-se de uma pesquisa com abordagem qualitativa, que se valeu de um roteiro de entrevista semiestruturado como instrumento de coleta dos dados, aplicado a docentes, discentes e gestores dos cursos das áreas de gestão em uma instituição no sul do Brasil que adotou com conceito de Employer Unviversity. Para análise das entrevistas, utilizou-se o método de análise de conteúdo. As categorias de análise definidas a posteriori versam sobre os benefícios e as subcategorias contemplam os impactos das metodologias ativas. Dentre os resultados, foi possível identificar o uso de quinze metodologias ativas utilizadas em disciplinas e observou-se que a utilização das mesmas no ambiente de aprendizagem repercute no conhecimento e no comportamento empreendedor dos alunos. A influência sobre a tomada de decisão, o comprometimento, o protagonismo, a agilidade, a linguagem e o pensamento crítico, ficaram evidentes a partir da análise feita. O estudo sugere que as práticas didáticas adotadas oferecem resultados positivos e influenciam o comportamento empreendedor e desenvolvimento pessoal dos alunos.
Referências
AIACHE, R. R. Empreendedorismo. Gama: UNICEPLAC, 2021. 42 p.
ALVARENGA, C. F. et al. Desafios do Ensino Superior para Estudantes de Escola Pública: um Estudo na UFLA. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, v. 6, n. 1, p. 55-71, 2012. Disponível em: http://www.dae.ufla.br/pet/wp-content/uploads/2017/03/2011_ENGRP_OS-DESAFIOS-DO-ENSINO-SUPERIOR-1.pdf. Acesso em: 15 out. 2024.
ARRUTI, A.; PANOS-CASTRO, J. International entrepreneurship education for preservice teachers: a longitudinal study. Education & Training, v. 62, n. 7-8, p. 825-841, 2020. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/0040-0912.htm. Acesso em: 15 out. 2024.
AUDET, J. L'Impact de deux projets de session sur les perceptions et intentions entrepreneuriales d'étudiants enadministration. Journal of Small Business and Entrepreneurship, v. 17, n. 3, p. 221–238, 2004. Disponível em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/08276331.2004.10593321. Acesso em: 15 out. 2024.
AUDRETSCH, D.; KEILBACH, M. Capital empreendedor e desempenho econômico Estudos Regionais. Regional Studies, v. 38, p. 949–959, 2004.
AZZAAKIYYAH, H. K. O personagem de um empreendedor do livro do professor Musa Asy'arie Perspectiva. Apolo: Revista de Turismo e Negócios, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.58905/apollo.v1i1.7. Acesso em: 08 nov. 2024.
BELL, R.; BELL, H. An Enterprise Opportunity for Entrepreneurial Students: Student Enterprise Development and Experience Assessed through the Student Voice. Education & Training, v. 58, n. 7/8, p. 751-765, 2016. DOI: 10.1108/ET-12-2014-0150. Disponível em: https://eprints.worc.ac.uk/4385/1/An%20Enterprise%20Opportunity%20for%20Entrepreneurial%20Students.pdf. Acesso em: 15 out. 2024.
BORGES, T. S.; ALENCAR, G. Metodologias ativas na promoção da formação crítica do estudante: o uso das metodologias ativas como recurso didático na formação crítica do estudante do ensino superior. Cairu em Revista, Ano 03, n° 04, p. 119-143 Jul/Ago 2014. Disponível em: https://ufsj.edu.br/portal2-repositorio/File/napecco/Metodologias/Metodologias%20Ativas%20na%20Promocao%20da%20Formacao.pdf. Acesso em: 15 out. 2024.
BRICH, D. Job creation in America: How our smallest companies put the most people to work. Free Press. 1978.
CASTRO, J. M. de; MONAT, A. Visualização dos resultados do Yahoo em nuvens de texto: uma aplicação construída a partir de web services. Revista Brasileira de Design da Informação, v. 5, n. 1, p. 21-35, 2008.
CLARK, R. B. The higher education system: Academic organization in cross-national perspective. Berkeley and Los Angeles: University of California Press. 1983.
CHURCHES, A. Bloom's Digital Taxonomy. Eduteka ICESU. 2009. Disponível em: http://eduteka.icesi.edu.co/articulos/TaxonomiaBloomDigital. Acesso em: 15 out. 2024.
COLLIS, J.; HUSSEY, R. Pesquisa em Administração: um guia prático para alunos de graduação e pós-graduação. 2. ed. Bookman. 2005.
COLLINS, T. Y. Gender differences in entrepreneurship: A study of entrepreneurship in two Midwestern counties. Tese (Doutorado em Psicologia), Universidade de Capella, 2007. 147 p.
DASPIT, J. J.; FOX, C. J.; FINDLEY, S. K. Entrepreneurial mindset: An integrated definition, a review of current insights, and directions for future research. Journal of Small Business Management, v. 61, n. 1, p. 12–44, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.1080/00472778.2021.1907583. Acesso em: 30 out. 2024.
DIAWATI, P.; AUSAT, A. M. A.; AUGUSTIN, J. Creativity: How to Develop an Entrepreneurial Attitude of Creativity. Journal on Education, v. 5, n. 4, p. 11116–11122, 2023. Disponível em: https://jonedu.org/index.php/joe/article/view/2036. Acesso em: 20 out. 2024.
DIESEL, A.; BALDEZ, A. L. S.; MARTINS, S. N. M. Os princípios das metodologias ativas de ensino: uma abordagem teórica. Revista Thema, Pelotas, v. 14, n. 1, p. 268-288, 2017.
DOLABELA, F. C. Oficina do empreendedor: a metodologia do ensino que ajuda a transformar conhecimento em riqueza. Rio de Janeiro: Sextante. 2008.
EDELMAN, L. F.; MANOLOVA, T. S.; BRUSH, C. G. Educação para o empreendedorismo: correspondência entre práticas de empreendedores nascentes e prescrições de livros didáticos para o sucesso. Academy of Management Learning and Education, v. 7, n. 1, p. 56-70, 2008. Disponível em: doi: 10.5465/amle.2008. 31413862. Acesso em: 30 out. 2024.
EDMONDSON, A. C.; MCMANUS, S. E. Methodological fit in management field research. Academy of Management Review, v. 32, p. 1246e1264, 2007. Disponível em: https://journals.aom.org/doi/10.5465/amr.2007.26586086. Acesso em: 30 out. 2024.
ETZKOWITZ, H.; WEBSTER, A.; GEBHARDT, C.; Terra, B. R. C. The future of the university and the university of the future: evolution of ivory tower to entrepreneurial paradigm. Research Policy, 29, 313e330, 2000. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0048733399000694. Acesso em: 30 out. 2024.
ETZKOWITZ, H. The Triple Helix: University-industry-government Innovation in Action. New York and London: Routledge, 2008.
FAYOLLE, A. Opiniões pessoais sobre o futuro da educação para o empreendedorismo. Empreendedorismo e Desenvolvimento Regional, v. 25, n. 7–8, p. 692–701, 2013.
FAYOLLE, A.; CASTAGNOS, J. C. Impact des formations à l'entrepreneuriat: vers de nouvelles méthodes d'évaluation. Management International, v. 10, n. 4, p. 43–52, 2006.
FILATRO, A.; CAVALCANTI, C. C. Metodologias Inovativas na educação presencial, a distância e corporativa. 1. ed. Saraiva Educação S.A., 2018.
GADZALI, S. S. et al. Women’s Entrepreneurship: An Examination of Government Support and the Role of Knowledge Skills. Community Development Journal: Jurnal Pengabdian Masyarakat, v. 4, n. 1, p. 713–717, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.31004/cdj.v4i1.12464. Acesso em: 03 nov. 2024.
GLASSER, W. Teoria da escolha: Uma nova psicologia de liberdade pessoal. São Paulo: Mercuryo, 2001.
GORMAN, G.; HANLON, D.; KING, W. Some Research Perspectives On Entrepreneurship Education, Enterprise Education And Education For Small Business Management: A Ten-Year Literature Review. International Small Business Journal, v. 15, n. 3, 1997.
GROCCIA, J. E. What Is Student Engagement? New Directions for Teaching and Learning, v. 2018, n. 154, p. 11–20, 2018.
GUIMARÃES, J. C. F. de. et al. Formação Docente: Uso de Metodologias Ativas Como Processo Inovador de Aprendizagem para o Ensino Superior. XVI Mostra de Iniciação Científica, UCS. 2015. Disponível em: http://www.ucs.br/etc/conferencias/index.php/mostraucsppga/xvimostrappga/paper/viewFile/4740/1606. Acesso em: 07 nov. 2024.
Raharjo, IB, Ausat, AMA, Risdwiyanto, A., Gadzali, SS e Azzaakiyyah, HK (2023).
HENRY, C.; HILL, F.; LEITCH, C. Entrepreneurship education and training. London: Routledge, 2017.
HENRY, C.; HILL, F.; LEITCH, C. Entrepreneurship education and training: can entrepreneurship be taught?. Part I, Education + Training, v. 47, n. 2, pp. 98-111, 2005. Disponível em: https://www.emerald.com/insight/content/doi/10.1108/00400910510586524/full/html. Acesso em: 07 nov. 2024.
JIATONG, W. et al. Impacto de Educação Empreendedora, Mentalidade e Criatividade na Intenção Empreendedora: Mediando Papel da Autoeficácia Empreendedora. Fronteiras em Psicologia, v. 12, p. 1–13, 2021.
KAKOURIS, A. Teaching creativity in entrepreneurship: Embolden ordiscourage?. Industry and Higher Education, v. 35, n. 4, p. 465-470, 2021. Disponível em:10.1177/0950422221996640. Acesso em: 07 nov. 2024.
KOUAKOU, K. K. E. et al. Evolution View of Entrepreneurial Mindset Theory. International Journal of Business and Social Science, v. 10, n. 6, p. 116–129, 2019. Disponível em: https://doi.org/10.30845/ijbss.v10n6p13. Acesso em: 07 nov. 2024.
KRAKAUER, P. V. C. Ensino de empreendedorismo: estudo exploratório sobre a aplicação da teoria experiencial. Tese de Doutorado. Apresentada a Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo. Sâo Paulo, 2014.
KRUEGER JR., N.; REILLY, M. D.; CARSRUD, A. L. Competing Models of entrepreneurial intentions. Journal of Business Venturing, v. 15, p. 411–432, 2000. Disponível em: https://www.sciencedirect.com/science/article/abs/pii/S0883902698000330. Acesso em: 07 nov. 2024.
LARSEN, I. B. Promovendo uma mentalidade empreendedora: uma tipologia para alinhada estratégias com três conceitualizações dominantes de mentalidade empreendedora. Indústria e Ensino Superior, v. 36, n. 3, p. 236–251, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1177/09504222211038212. Acesso em: 06 nov. 2024.
LIMA, E. et al. Opportunities to Improve Entrepreneurship Education: Contributions Considering Brazilian Challenges. Journal of Small Business Management, v. 53, n. 4, p. 1033-1051, 2014. Disponível em: https://doi.org/10.1111/jsbm.12110. Acesso em: 07 nov. 2024.
LINDBERG, E.; BOHMAN, H.; HULTÉN, P. Methods to enhance students’ entrepreneurial mindset: a Swedish example. European Journal of Training and Development, v. 41, n. 5, p. 450– 466, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.1108/EJTD-10-2016-0078. Acesso em: 07 nov. 2024.
LOPES, A. L. de S. et al. Design Thinking na formação de professores como estratégia pedagógica de imersão. UNIT, Aracaju: 2016, p. 115.
LOPES, J. L. et al. Metodologia da problematização: Estratégia de ensino para a aprendizagem do procedimento de terapia intravenosa. Ciência Cuidado e Saúde, v.15, n. 1, p. 187-193, 2016. Disponível em: https://periodicos.uem.br/ojs/index.php/CiencCuidSaude/article/view/26436. Acesso em: 07 nov. 2024.
MARIANO, A. M. et al. (2018). Results of the Active Methodology in Entrepreneurial Behavior: a Study conducted with Control Group. Anais… PAEE International Symposium on Project Approaches in Engineering Education, 2018.
MORRIS, M. H. Re-thinking Content: Teaching Students About Entrepreneurship Versus How to Be an Entrepreneur. The Journal of Entrepreneurship, v. 31, n. 2, p. 11–37, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.1177/09713557221107434. Acesso em: 07 nov. 2024.
NUVEM DE PALAVRAS. Disponível em: https://wordcloud.online/pt. Acesso em: 06 de maio 2024.
ORTIZ, M. P. et al. (Eds.). Entrepreneurial universities exploring the academic and innovative imensions of entrepreneurship in higher education. Switzerland: Springer, 2017.
PITTAWAY, L.; AÏSSAOUI, R.; FOX, J. (2018). Construcionismo social e oportunidade empreendedora. In: Ramoglou, S.; Karatas-Ozkan, M.; Fayolle, A. (Eds.). Philosophical Reflexivity in Entrepreneurship. London: Routledge, p. 44-65. 2018.
POTTER, J. G.; STOREY, D. (2007). Estrutura da OCDE para a avaliação de políticas e programas de empreendedorismo e PME. OCDE. Disponível em: https://cir.nii.ac.jp/crid/1130000796459683968. Acesso em: 07 nov. 2024.
PUTRI, L. T.; RAHMAWATI, R.; DWIKA L. P. Formation of an Entrepreneur Mindset in Creating Competitiveness of Female Entrepreneurs. International Journal of Social Science, v. 2m, n; 1, p. 1179–1186, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.53625/ijss.v2i1.2363. Acesso em: 07 nov. 2024.
QURESHI, S.; MIAN, S. Transfer of entrepreneurship education best practices from business schools to engineering and technology institutions: evidence from Pakistan. The Journal of Technology Transfer, v. 46, n. 2, p. 366-392, 2021. Disponível em: 10.1007_s10961-020-09793-7. Acesso em: 10 set. 2024.
RAHARJO, I. et al. Analysing the Relationship between Entrepreneurship Education, Self-Efficacy, and Entrepreneurial Performance. Journal on Education, v. 5, n. 4, p. 11566- 11574, 2023. Disponível em: https://doi.org/10.31004/joe.v5i4.2106. Acesso em: 07 nov. 2024.
REMBULAN, G.; TANNADY, H.; HADDAR, G.; AUSAT, A.; PRATIWI, E. Entrepreneurs Preference in Choosing Payment Method. Jurnal Pendidikan dan Kewirausahaan, v. 11, n. 2, p. 415-423, 8 fev. 2023.
SAID AHMAD, M. I.; IDRUS, M. I.; RIJAL, S. The Role of Education in Fostering Entrepreneurial Spirit in the Young Generation. Journal of Contemporary Administration and Management (ADMAN), [S. l.], v. 1, n. 2, p. 93–100, 2023. DOI: 10.61100/adman.v1i2.28. Disponível em: https://journal.literasisainsnusantara.com/index.php/adman/article/view/28. Acesso em: 8 nov. 2024.
SILVA, A. G. da. Tendências pedagógicas: perspectivas históricas e reflexões para a educação brasileira. Unoesc & Ciência – ACHS, Joaçaba, v. 9, n. 1, p. 97-106, jan./jun. 2018.
SOUZA, A. M.; SARAIVA, L. A. S. Práticas e desafios do ensino de empreendedorismo na graduação em uma instituição de ensino superior. Gestão & Regionalidade, v. 26, n. 78, 64-77, 2010.
STAKE, R. E. Pesquisa qualitativa: estudando como as coisas funcionam. Porto Alegre: Penso, 2011, 263 p.
VEGA, G. The Undergraduate Case Research Study Model. Journal of Management Education, v. 34, n. 4, p. 574–604, 2010.
WARDANA, L. W. et al. The impact of entrepreneurship education and students' entrepreneurial mindset: the mediating role of attitude and self-efficacy. Heliyon, v. 6, p. e04922, 2020. Disponível em: https://doi.org/10.1016/j.heliyon.2020.e04922. Acesso em: 10 set. 2024.
ZEMLYAK, S.; NAUMENKOV, A.; KHROMENKOVA, G. Measuring the Entrepreneurial Mindset: The Motivations behind the Behavioral Intentions of Starting a Sustainable Business. Sustainability, v. 14, n. 23, p. 15997, 2022. Disponível em: https://doi.org/10.3390/su142315997. Acesso em: 10 set. 2024.