A INDÚSTRIA CULTURAL, CORPO E SAÚDE: REFLEXÕES SOBRE A SOCIEDADE COMO APARÊNCIA E O INFLUENCER DIGITAL NO INSTAGRAM
Resumo
O objetivo desse ensaio está em tecer reflexões quanto aos influenciadores digitais que, mesmo diante dos processos de resistência, tendem a modelar e controlar o corpo dos seguidores de celebridades midiáticas por meio da indústria cultural, das mídias sociais, das redes sociais e do Instagram. Fundamentado em conceitos de autores clássicos da teoria crítica da escola de Frankfurt, indica-se que esse processo resulta na padronização dos corpos, pois a máscara mortuária opera o encaixe na vida, tanto na rotina da influencer digital como na vida dos seus consumidores através da modelagem e de um padrão de beleza totalitário, pseudoconsciente e deformativo. O Instagram contribui para que esse processo de venda e consumo no campo das práticas de exercícios físicos, alimentação, vestuário, moda e estética, pois enaltece-se que a perda de peso depende apenas da força de vontade, da tenacidade e do compromisso para aumentar as horas e os dias em atividade, no entanto a venda de produtos para melhorar a estética corporal, a perfeição da composição corporal, a força e o desempenho, as capacidades físicas e o consumo de suplementos, seria o ponto de chegada da saúde vista como mercadoria.
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