MUSEU HERING NO METAVERSO: ENTRE REDES, MEMÓRIA E MEDIAÇÕES DIGITAIS

Autores

  • Augusto Rodrigues Parada

Resumo

O presente artigo tem como objetivo analisar o Museu Hering no Metaverso como uma experiência de mediação digital do patrimônio, considerando os deslocamentos do campo museal em direção aos territórios da cibercultura e do metaverso. Parte-se da compreensão dos cibermuseus como espaços híbridos de memória e participação, onde o acesso ao patrimônio é reconfigurado por meio de interações mediadas por tecnologias imersivas. A pesquisa propõe como problema de investigação: em que medida o Museu Hering no Metaverso reinventa práticas museológicas sob a lógica das redes e das mediações digitais? Como objetivos específicos, busca-se: (1) compreender o funcionamento do ambiente expositivo digital, (2) identificar os modos de mediação museal empregados na plataforma e (3) refletir sobre os limites e potências dessa experiência no contexto brasileiro. A metodologia fundamenta-se em um estudo de caso de abordagem qualitativa, com base em observação direta da plataforma e análise teórica crítica. Os resultados apontam para a consolidação do metaverso como nova ambiência museal e para a necessidade de políticas digitais inclusivas e curadorias sensíveis ao contexto sociotécnico.

Referências

ALBAGLI, Sarita. A informação e o espaço geográfico: a nova ordem informacional. Brasília: Editora da UnB, 2004.

BERARDI, Franco. Futurabilidade: o tempo e a política. São Paulo: Ubu Editora, 2017.

FERNANDES, Luciana. Museus na era digital: desafios e possibilidades. Rio de Janeiro: FGV, 2021.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.

LIMA, Jacqueline. Museus no Metaverso: curadoria e presença em territórios imersivos. Revista Brasileira de Museologia, 2024 (no prelo).

MALHEIROS, Amélia. CURY, Marília Xavier. Seminário interdisciplinar em museologia: fronteiras regionais e perspectivas nacionais. Blumenau: Fundação Hermann Hering, 2014.

MORIGI, Valquíria Johnsson; CHAVES, Rafael Teixeira. Museus, redes e mediações: práticas museológicas em contextos digitais. Anais do Encontro Nacional de Museus, 2021.

PEREIRA, Itamar de Carvalho. Metaverso: interação e comunicação em mundos virtuais. Brasília: Dissertação (Mestrado em Comunicação) – Universidade de Brasília, 2009.

SANTOS, Luiza Sant’Anna. Museus nas redes: curadoria e escuta no Instagram da Pinacoteca. Dissertação (Mestrado em Comunicação) – USP, 2023.

SITE OFICIAL. Museu Hering no Metaverso. Disponível em: https://www.museuheringnometaverso.com.br/ Acesso em: jun. 2025.

SILVA, Carmen; MELO, Ana. Museus em pandemia: digitalização e desafios. In: Museologia e Crise. Belo Horizonte: Fino Traço, 2021.

Downloads

Publicado

2025-07-24

Edição

Seção

Artigos