CAJU AO CONTRÁRIO? INFLUENCIADORES DIGITAIS NAS ESTRATÉGIAS DE CONTENÇÃO DE CRISES
Resumo
Este trabalho tem como objetivo principal, subsidiado pela pesquisa bibliográfica, articular a ideia de influenciadores digitais como aliados nas estratégias de gestão de crises de imagem e reputação. Para tal, são observados dois casos empíricos, intencionalmente selecionados por conta da reverberação que tiveram junto à opinião pública. Ao final, observa-se como os influenciadores digitais podem ser oportunos para a contenção de crises, quanto podem atrapalhar o processo.
Referências
ARGENTI, P. (2014). Comunicação empresarial: a construção da identidade, imagem e reputação. Elsevier
AUGUSTINE, N. (2009). Como lidar com as crises: os segredos para prevenir e solucionar situações críticas. Elsevier
BARGER, C. (2013). O estrategista em mídias sociais. DVS
BRAMBILA, B. & RODRIGUES, L. (2023, 7 novembro). Com milhares de clientes ainda sem luz em SP, Enel diz não garantir volta de energia dentro do prazo nesta terça (7). Site CNN. Disponível: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/com-milhares-de-clientes-ainda-sem-luz-em-sp-enel-diz-nao-garantir-volta-de-energia-dentro-do-prazo-nesta-terca-7/#:~:text=Nesta%20ter%C3%A7a%2C%20um%20protesto%20contra,18.700%20clientes%20seguiam%20sem%20energia. Acesso em 2 de setembro de 2024.
BUENO, W. C. Gestão de Crise. (2018). In: Scheid, D.; Machado, J. & Pérsigo, P. M. Estrato de verbetes. Dicionário de Comunicação Organizacional. FACOS-UFSM, 2018.
BUSCA NO X (Felipe Titto + Enel). 26/02/2024. Twitter. Recuperado em 26 de fevereiro de 2024, In https://twitter.com/search?q=felipe%20titto%20enel&src=typed_query
FREITAS, H. (2022, 11 março). Racismo: Cocielo é absolvido por dizer que “Mbappé faria arrastão top”. Site Metrópoles. Recuperado em 26 de fevereiro de 2024, In https://www.metropoles.com/brasil/racismo-cocielo-e-absolvido-por-dizer-que-mbappe-faria-arrastao-top
G1 Ceará. Após viralizar com caju invertido, empresa corrige imagem e faz piada com gafe. (2023, 17 outubro). Site G1 Ceará. Recuperado em 26 de fevereiro de 2024, In https://g1.globo.com/ce/ceara/noticia/2023/10/17/apos-viralizar-com-caju-invertido-empresa-corrige-imagem-e-faz-piada-com-gafe.ghtml
KARHAWI, I. (2021). Crises geradas por influenciadores digitais: propostas para prevenção e gestão de crises. Organicom, v. 18, n. 35, p. 45-59. Doi: 10.11606/issn.2238-2593.organicom.2021.172213
_____________. (2020). De blogueira a influenciadora: Etapas de profissionalização da blogosfera de moda brasileira. Editora Sulina
L’Occitane au Bresil [@loccitaneaubresil]. (2023, 15 outubro). Instagram. Recuperado em 26 de fevereiro de 2024, In https://www.instagram.com/p/CybHnP0sVNV/
MACHADO, J. (org.). (2024). Risco e crise no contexto da comunicação organizacional. FACOS-UFSM
____________. (2024). Crise. In: Terra, C.F.; Scheid, D.; Machado, J.; Pérsigo, P. M. (orgs.). Insights para a Comunicação Organizacional. FACOS-UFSM
MASSAFERA e l’Occitane au bresil. [@loccitaneaubresil]. (2023, 3 outubro). Instagram. Recuperado em 26 de fevereiro de 2024, In https://www.instagram.com/reel/Cx82EgFJtkq/
NEVES, R. de C. (2002). Crises empresariais com a opinião pública: como evitá-las e administrá-las. Mauad
OKUMURA, R. (2023, 06 novembro). Falta de luz em SP: mais de 500 mil seguem sem energia na capital e região metropolitana, diz Enel. Site Estadão. Recuperado em 2 de setembro de 2024, In https://www.estadao.com.br/sao-paulo/falta-de-luz-em-sp-mais-de-500-mil-seguem-sem-energia-na-capital-e-regiao-metropolitana-diz-enel-nprm/#:~:text=Ao%20menos%20500%20mil%20moradores,desta%20segunda%2Dfeira%2C%206.
PRADO, C. (2020, 05 maio). Caso Pugliesi escancara crise dos influenciadores, que foram do fascínio à rejeição na pandemia. Site G1. Recuperado em 26 de fevereiro de 2024, In https://g1.globo.com/pop-arte/noticia/2020/05/05/caso-pugliesi-escancara-crise-dos-influenciadores-que-foram-do-fascinio-a-rejeicao-na-pandemia.ghtml
REDAÇÃO. (2023, 06 novembro). 'Lunático' Felipe Titto é detonado por elogiar Enel em publi após falta de energia por chuva. Site Notícias da TV/UOL. Recuperado em 26 de fevereiro de 2024, In https://noticiasdatv.uol.com.br/noticia/celebridades/felipe-titto-e-detonado-por-elogiar-enel-em-publi-apos-falta-de-energia-por-chuva-111023?cpid=txt
REDAÇÃO Glamour. (2015, 09 outubro). Gabriela Pugliesi se pronuncia sobre a polêmica envolvendo marca de lingeries e instituição APAE. Site Glamour. Recuperado em 26 de fevereiro de 2024, In https://glamour.globo.com/entretenimento/celebridades/noticia/2015/10/gabriela-pugliesi-se-pronuncia-sobre-polemica-envolvendo-marca-de-lingeries-e-instituicao-apae.ghtml
RODRIGO Goes & L’Occitane au Bresil. [@loccitaneaubresil]. (2023, 14 outubro). Instagram. Recuperado em 26 de fevereiro de 2024, In https://www.instagram.com/reel/CyYncJYsgMP/
SANTOS, H. & NASSAR, P. (2024, 02 fevereiro). Comunicadores sob pressão. O Globo. Recuperado em 03 de março de 2024, In https://oglobo.globo.com/opiniao/artigos/coluna/2024/02/comunicadores-sob-pressao.ghtml
SARTOR, A. P. (2024). Crise. In: Terra, C.F.; Scheid, D.; Machado, J.; Pérsigo, P. M. (orgs.). Insights para a Comunicação Organizacional. FACOS-UFSM
SHINYASHIKI, R. T.; Fischer, R. M.; Shinyashiki, G. (2007). A importância de um sistema integrado de ações na gestão de crises. Organicom, v. 6, n. 4, p. 150-159
TEIXEIRA, P. B. (2013). Caiu na rede: e agora? Gestão e gerenciamento de crises nas redes sociais. Évora
_______________. (2024). Cultura do cancelamento. In: Terra, C.F.; Scheid, D.; Machado, J.; Pérsigo, P. M. (orgs.). Insights para a Comunicação Organizacional. FACOS-UFSM.
TRAACKR. (2014). The many faces of influence. Traackr.