O NOVO NORMAL DA COMUNICAÇÃO INTERNA: EFEITOS DOS EVENTOS EXTERNOS À ORGANIZAÇÃO

Autores

  • Jenifer Schaefer
  • Marina Rodrigues Martins

Resumo

Este artigo tem como objetivo investigar como os eventos da pandemia de Covid-19 em 2020 e a tragédia climática das enchentes no Rio Grande do Sul, em 2024, podem ter influenciado as formas de comunicação interna em uma universidade do estado do Rio Grande do Sul. A análise sobre uma mudança abrupta das comunicações internas é necessária, para gerar conhecimento teórico sobre o tema na área e servir de histórico e aprendizado dentro das organizações. A metodologia contou com pesqui sa bibliográfica, observação participante, entrevista em profundidade e a análise de conteúdo. As obras dos autores Kunsch (1997; 2003), Lemos (2011), Müller (2022), Andrelo e Oliveira (2022), Silva et al. (2016), Vasconcelos (2020), Santos e Ventura (2021), Kotler (2003), Curvello (2012), Andrade (1994) e Ochoa (2014), são utilizadas na fundamentação teórica nesta pesquisa. Conclui-se que, a influência dos eventos externos à Universidade ajudou a modelar a sua comunicação interna, trazendo desafios, aprendizado e evoluções.

Referências

ANDRADE, Cândido T. de Souza. Curso de relações públicas: relações com os diferentes públicos. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1994.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DAS AGÊNCIAS DE COMUNICAÇÃO. Caderno de Comunicação Empresarial: como entender a comunicação interna. São Paulo: Improta Gráfica e Editora, 2008. Disponível em: https://fasam.edu.br/wp-content/uploads/2020/07/Comunicacao-Interna-Caderno-ABRACOM.pdf>. Acesso em: 10 jun. 2024.

ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE COMUNICAÇÃO EMPRESARIAL. Desafios da Covid-19 para a Comunicação Organizacional. São Paulo: Aberje, 2020. Disponível em: <https://www.aberje.com.br/mkt_parceiros/2020/docs/aberje-pesquisaCovid19.pdf>. Acesso em: 06 abr. 2024.

BARROS, Antonio Teixeira de; JUNQUEIRA, Rogério Diniz. “A elaboração do projeto de pesquisa”. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio Teixeira de. (Orgs.) Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

CARDOSO, Márcia R. Gonçalves; DE OLIVEIRA, Guilherme Saramago; GHELLI, Kelma G. Mendonça. Análise de conteúdo: uma metodologia de pesquisa qualitativa. Cadernos da FUCAMP, v. 20, n. 43, 2021. Disponível em: <https://www.revistas.fucamp.edu.br/index.php/cadernos/article/view/2347/1443>. Acesso em: 11 jun. 2024

CURVELLO, João J. Azevedo. Comunicação interna e cultura organizacional. 2. ed. revista e atualizada. Brasília: Casa das Musas, 2012. Disponível em: http://www.acaocomunicativa.pro.br/Livro/LivroComIntCultOrg2012-EBook.pdf>. Acesso em: 11 jun. 2024.

DIAS, Guilherme. O que é Endomarketing, principais ações, exemplos e 8 estratégias. Gupy, [s.l.], 2023. Disponível em: <https://www.gupy.io/blog/endomarketing>. Acesso em: 20 maio 2024.

DUARTE, Jorge. “Entrevista em profundidade”. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio Teixeira de. (Orgs.) Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

FERRARI, Maria Aparecida. “Teorias e estratégias de relações públicas”. In: KUNSCH, M. M. Krohling. (Org.) Gestão Estratégica em comunicação organizacional e relações públicas. São Caetano do Sul: Difusão, 2008.

FORTES, Waldyr. G. Relações públicas: processo, funções, tecnologia e estratégias. 2. ed. revista e atualizada. São Paulo: Summus, 2003.

GOLDHABER, Gerald M. Comunicación organizacional. México: Editorial Diana, 1991.

GOVERNO DO ESTADO RIO GRANDE DO SUL. rs.gov.br, 2024. Defesa Civil atualiza balanço das enchentes no RS. Disponível em: <https://www.estado.rs.gov.br/defesa-civil-atualiza-balanco-das-enchentes-no-rs-10-5-12h>. Acesso em: 03 jul. 2024.

KOTLER, Philip. Marketing de A a Z: 80 conceitos que todo profissional precisa saber. Tradução de: Afonso Celso Cunha Serra. Rio de Janeiro: Campus, 2003.

KUNSCH, Margarida. M. Krohling. Planejamento de relações públicas na comunicação integrada. 4. ed. – revista, ampliada e atualizada. São Paulo: Summus, 2003.

. Relações públicas e modernidade: novos paradigmas na comunicação organizacional. São Paulo: Summus, 1997. (Coleção Novas Buscas em Comunicação; v. 56.)

LEMOS, Else. “Comunicação interna como diferencial em relações públicas”. In: FARIAS, Luiz Alberto de. (Org.) Relações públicas estratégicas: técnicas, conceitos e instrumentos. São Paulo: Summus, 2011.

MÜLLER, Clara L. Comunicação interna e cultura organizacional: Um mapeamento das ações de comunicação frente o trabalho remoto na pandemia de Covid-19. In: ANAIS DO XVI CONGRESSO BRASILEIRO CIENTÍFICO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E DE RELAÇÕES PÚBLICAS (ABRAPCORP), 2022, Maceió. Anais eletrônicos. Campinas, Galoá, 2022. Disponível em: <https://proceedings.science/abrapcorp-2022/trabalhos/comunicacao-interna-e-cultura-organizacional-um-mapeamento-das-acoes-de-comunica?lang=pt-br>. Acesso em: 06 abr. 2024.

NOGUEIRA, Arnaldo Mazzei; PATINI, Aline Campos. Trabalho remoto e desafios dos gestores. RAI - Revista de Administração e Inovação, São Paulo, v.9, n.4, p. 121-152, dez. 2012. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/973/97324897007.pdf>. Acesso em: 06 abr. 2024.

OCHOA, Carolina Girotto. As diferenças entre comunicação interna e endomarketing. Educação, Cultura e Comunicação, v. 5, n. 9, janeiro-junho 2014. Disponível em: https://web.archive.org/web/20180414125302id_/http://publicacoes.fatea.br/index.php/eccom/article/viewFile/819/581>. Acesso em: 11 jun. 2024.

PERUZZO, Cicília Maria Krohling. “Observação participante e pesquisa-ação”. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio Teixeira de. (Orgs.) Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

RODRÍGUEZ DE SAN MIGUEL, Horacio de Andrade. “Hacia una definición de la comunicación organizacional”. In: COLLADO, C. Fernández. (Coord.) La comunicación em las organizaciones. 1. ed. México: Trillas, 1991.

SANTOS, Maria D. dos; VENTURA, Andréa Cardoso. Comunicação interna em instituições públicas de ensino superior: canais e conteúdos. Revista GUAL, Florianópolis, v. 14, n. 1, p. 130-151, janeiro-abril, 2021. Disponível em: <https://periodicos.ufsc.br/index.php/gual/article/view/73482/45555>. Acesso em: 06 abr. 2024.

SILVA, Priscila Kramer da et al. Comunicação interna e suas ferramentas nas organizações: identificando a percepção de profissionais de Caxias do Sul e região. In: VII INTERNATIONAL SYMPOSIUM ON TECHNOLOGICAL INNOVATION, 2016, Aracaju (SE). Conferências. Aracaju: Associação Acadêmica de Propriedade Intelectual, 2016. Disponível em: https://www.api.org.br/conferences/index.php/ISTI2016/ISTI2016/paper/viewFile/41/13>. Acesso em: 06 abr. 2024.

SOARES, Fernando. Como a pandemia impactou as empresas gaúchas. GZH, Porto Alegre, 19 mar. 2021. Economia. Disponível em: <https://gauchazh.clicrbs.com.br/economia/noticia/2021/03/como-a-pandemia-impactou-as-empresas-gauchas-ckmezk2670048016u80vfmu7m.html>. Acesso em: 16 abr. 2024.

STUMPF, Ida Regina C. “Pesquisa bibliográfica”. In: DUARTE, Jorge; BARROS, Antonio Teixeira de. (Orgs.) Métodos e Técnicas de Pesquisa em Comunicação. 2. ed. São Paulo: Atlas, 2014.

SUS. CORONAVÍRUS BRASIL, 2024. Painel Coronavírus. Disponível em: <https://covid.saude.gov.br>. Acesso em: 16 abr. 2024.

VASCONCELOS, Ivan Bretas. A comunicação interna na consolidação do campus avançado da Universidade Federal de Juiz de Fora em Governador Valadares (MG). In: ANAIS DO XIV CONGRESSO BRASILEIRO CIENTÍFICO DE COMUNICAÇÃO ORGANIZACIONAL E DE RELAÇÕES PÚBLICAS (ABRAPCORP), 2020, Bauru. Anais eletrônicos. [s.l.], 2020. Disponível em: https://abrapcorp2.org.br/site/manager/arq/N9t0v6UhyO_TEMPLATE-COM-AUTORIA_GT_2020-1.pdf>. Acesso em: 06 abr. 2024.

VINUTO, Juliana. A amostragem em bola de neve na pesquisa qualitativa: um debate em aberto. Temáticas, v. 22, n. 44, p. 203-220, 2014. Disponível em: <https://econtents.bc.unicamp.br/inpec/index.php/tematicas/article/view/10977/6250>. Acesso em: 11 jun. 2024.

Downloads

Publicado

2025-07-24

Edição

Seção

Artigos