UM DIÁLOGO TECNOLÓGICO: ENTRE PRÁTICAS EDUCACIONAIS A CONSTITUIÇÃO DO ALUNO CIDADÃO
Resumo
O presente estudo visa a refletir acerca do apoio das tecnologias nas práticas educacionais voltadas a constituição de um aluno cidadão. Portanto, este trabalho consiste em uma pesquisa qualitativa, de cunho bibliográfico, com aporte teórico baseado em autores que discorrem sobre este tema. Assim, este estudo está dividido em três momentos: a) aborda acerca das práticas educacionais na atualidade, destacando avanços e desafios que precisam ser consideradas na práxis profissional do docente; b) trata de partilhar considerações quanto a importância da tecnologia no âmbito educacional, enquanto um meio que facilita a prática profissional docente; c) apresenta as tecnologias enquanto ferramenta colaborativa para a constituição do perfil aluno cidadão. Verifica-se que as tecnologias utilizadas na prática educativa contribuem para fomentar o desenvolvimento de atitudes cidadãs por parte dos estudantes. Deste modo, os docentes que utilizam também das tecnologias no processo de ensino permitem ao estudante protagonizar no espaço educacional rompendo com a educação tradicional de ensino. Portanto, se faz necessário uma transformação nos moldes atuais da educação levando em conta a importância da tecnologia como uma ferramenta de transformação social e de emancipação do aluno. Assim sendo, torna-se imprescindível traçar novos rumos e alternativas, em que a escola permita o desenvolvimento integral do educando. O estudante necessita ter acesso aos saberes que lhe permitam olhar o mundo de forma crítica e consciente e pode ser por meio do uso das tecnologias que os docentes têm a oportunidade de formar um cidadão crítico e consciente.