Aplicativos para dispositivos móveis e metodologias ativas: possibilidades pedagógicas para o ensino e aprendizagem em nível superior

Autores

  • Roberta Dall Agnese da Costa
  • Caroline Medeiros Martins de Almeida
  • Paulo Tadeu Campos Lopes

Resumo

O acesso ao ensino superior no Brasil vem crescendo nas últimas décadas. Este fato coloca um desafio às universidades, inserir no mercado de trabalho um profissional com formação sólida para que seu perfil seja de uma pessoa criativa. Um perfil criativo pode ser desenvolvido através de metodologias ativas, que colocam o estudante como determinante no seu processo de ensino e aprendizagem. Assim, este trabalho objetiva apresentar aplicativos para dispositivos móveis que podem ser utilizados para promover o ensino e aprendizagem em nível superior através de metodologias ativas. Os dispositivos móveis foram escolhidos como ferramentas de suporte pois estão cada vez mais presentes no cotidiano das pessoas, sendo carregados para praticamente todos os locais. Estes fatos conferem a ferramenta um grande potencial para a utilização como apoio ao processo de ensino e aprendizagem. Diante disso, foram realizadas buscas na loja PlayStore, por aplicativos que pudessem ser utilizados de modo ativo, criativo e interativo pelos estudantes do ensino superior. Foram listados quatro aplicativos gratuitos que podem ser utilizados tanto em sala de aula, através de metodologias colaborativas entre professores e estudantes, quanto fora dela, para estudo individualizado. São eles: SimpleMind, CloudWord, QuizMo e FlashCards. Os aplicativos listados apresentam uma linguagem e uma interface condizente com os estudantes do ensino superior e, portanto, tem potencial para realmente contribuir com o processo de ensino e aprendizagem tornando-o mais dinâmico e efetivo.

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Publicado

2017-11-16