PROPOSTA DE UM MOOC (MASSIVE OPEN ONLINE COURSE): ENTENDENDO A HEMOFILIA - CAPACITANDO PROFESSORES PARA CONVIVÊNCIA COM ALUNOS HEMOFÍLICOS

Autores

  • Lucilene de Cassia Souza Raab

Resumo

Os professores de alunos com hemofilia vivenciam, muitas vezes, situações que requerem a aplicação de saberes além daqueles obtidos nos cursos de graduação e se deparam com o desafio de contribuir para a escolarização com qualidade desses alunos. A evolução das tecnologias da informação e comunicação favorecem o surgimento de novas formas de se ensinar e aprender e facilitam o acesso ao conhecimento. A expansão da educação a distância e o surgimento dos MOOCs (Massive Open Online Courses) no cenário educacional contribuem para uma maior democratização do conhecimento e facilitam a formação profissional. Este estudo teve como objetivo apresentar uma proposta de um MOOC para a capacitação de professores para convivência com alunos com hemofilia. Foi realizada uma pesquisa com professores de escolas de ensino fundamental da região metropolitana de Curitiba constatando-se que a maioria desses professores tem pouco conhecimento sobre a hemofilia, demonstrando interesse no MOOC e sugerindo temas a serem abordados, os quais estão relacionados a esclarecimentos básicos sobre hemofilia. Com base nas informações coletadas na pesquisa de campo, foi elaborada uma proposta de MOOC para formação docente para a convivência com alunos com hemofilia na escola, utilizando diferentes recursos (slides, textos, vídeos, imagens) e abordando assuntos diversos relacionados ao tema, conforme as demandas e necessidades apresentadas pelos docentes. Constatou-se que a proposta apresentada possui potencial para ser implantada, pois existem os recursos e a demanda para o produto educacional produzido.

Downloads

Publicado

2017-11-10