TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA NA PÓS-GRADUAÇÃO EM TEORIAS E METODOLOGIAS DA EDUCAÇÃO

Mario Luiz Junges Júnior, Ana Sara Castaman

Resumo


Hodierno, o acesso à internet e a utilização de aparelhos tecnológicos constituem-se como práticas comuns aos estudantes. No entanto, de um lado, grandes evoluções tecnológicas são apresentadas diariamente, de outro, a maioria dos espaços educacionais, em especial as salas de aula, mantém, com pequenas modificações, os métodos de ensino tradicionais, sem considerar as potencialidades das tecnologias para a construção do conhecimento. Por reconhecer essa realidade, o trabalho tem por objetivo demonstrar aos educadores o potencial de ferramentas disponíveis gratuitamente na internet, a partir de um relato de experiência em sala de aula na disciplina de Tecnologias na Educação, do curso de Pós-Graduação em Teorias e Metodologias da Educação, do Instituto de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão. A metodologia empregada remete a um relato de experiência, fundamentado na abordagem qualitativa, de cunho bibliográfico. Assim, descreve-se o modelo de trabalho utilizado durante as aulas da disciplina referenciada, evidenciando o uso do aplicativo Google Forms como ferramenta para a confecção do instrumento de avaliação em sala de aula. Verifica-se que a experiência oportunizou aos estudantes o conhecimento sobre o aplicativo Google Forms e ampliou o interesse dos mesmos pela participação em atividades propostas em sala de aula.

Texto completo:

PDF

Apontamentos

  • Não há apontamentos.


Redin - Revista Educacional Interdisciplinar