DESENVOLVIMENTO E AVALIAÇÃO DE UM OBJETO EDUCACIONAL PARA O ENSINO DE QUÍMICA ORGÂNICA
Resumo
Sabe-se que o ensino de Ciências, principalmente o de Química, não pode ficar retido apenas na mera mediação do professor para os alunos, sendo necessário buscar metodologias em que o estudante venha a ser ativo no processo ensino-aprendizagem. Com a ampliação, avanço e divulgação das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC), ampliou-se os recursos oferecidos em nossa sociedade. No contexto educacional destaca-se Objeto de Aprendizagem (OA), que pode ser definido como qualquer material para apoio ao ensino, podendo ser digital ou não. Desta forma, este trabalho teve o objetivo de avaliar e validar um objeto educacional criado com a ferramenta Power Point® para trabalhar conteúdos do ensino de Química Orgânica. Esta pesquisa apresenta caráter exploratório descritivo desenvolvido na Faculdade de Filosofia Dom Aureliano Matos (FAFIDAM/UECE), com uma população de 10 alunos de Licenciatura em Química da disciplina Estágio III. Desenvolvido em dois momentos, inicialmente foi exposto o propósito e entregue o objeto para utilização dos participantes seguindo todos os comandos. Nesta etapa, foi solicitado que os envolvidos apenas utilizassem o recurso analisando a questão dos comandos, e a metodologia em geral. No segundo momento, realizou-se com os participantes a validação do objeto através de questionário avaliativo baseado em Nesbit. Com a pesquisa foi possível identificar alguns pontos a melhorar, e também perceber que a metodologia vem a ser interessante e uma opção para melhoria no ensino de química, permitindo concluir que o objeto após passar por uma breve correção, está apto a ser utilizado em uma aula de Química Orgânica.Downloads
Publicado
2017-11-10
Edição
Seção
Artigos (temáticas livres)