AUTISMO: DESAFIOS DO PROFESSOR NO CONVÍVIO DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Autores

  • Juciana Folster Solonca
  • Graziela Raupp Pereira

Resumo

Este artigo tem por objetivo analisar os desafios do professor no convívio com autista na educação infantil. O tema “autismo” está sendo muito discutido nas academias, pois percebe-se a necessidade de um tratamento diferenciado e ao mesmo tempo inclusivo. O autismo é considerado um transtorno de desenvolvimento de base biológica e provoca alterações na sociabilidade, na linguagem e na capacidade imaginativa do indivíduo. O seu diagnóstico na maioria das vezes acontece antes dos três primeiros anos de vida, idade em que a criança já frequenta a educação infantil. Para a aquisição dos dados utilizou-se um questionário com perguntas abertas e semiabertas. Esse questionário foi enviado para quinze professores da rede municipal de ensino de seis instituições entre os dias 13 a 21 de setembro de 2017. A abordagem de análise foi de uma pesquisa qualitativa. As entrevistas mostraram que os professores ao receberem uma criança com autismo em sua turma, num primeiro momento, sentem-se angustiados por não saberem lidarem com essa situação. Esta angustia provém da falta de conhecimento sobre autismo e da falta de formação para lidar com diferentes desafios. O professor por não ter formação necessária a respeito e se sente despreparado para detectar se aquela determinada criança tem ou não alguma característica de autismo. Para que haja a efetiva inclusão escolar é preciso uma formação apropriada dos profissionais da educação. Portanto, a formação dos professores é indispensável nesse processo. Não apenas para uma minoria, mas para todos profissionais envolvidos, pois a criança com autismo merece um atendimento de qualidade.

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Publicado

2017-11-10